O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Logomarca

img312

Em 2022 o Judiciário Amapaense inova ao lançar sua logomarca. Nos seus 30 anos de existência o TJAP utilizou o brasão do estado para identificar sua atividade. Entretanto, buscando-se uma identidade visual própria, que refletisse consolidação e a presença do Judiciário na sociedade amapaense, o TJAP realizou o “Concurso de Criação de Logotipo e Logomarca”.

Com viés democrático e participativo, o certame esteve aberto para pessoas físicas do público em geral, maiores de idade, incluindo servidores efetivos, comissionados, à disposição e terceirizados, desde que não fizessem parte da Comissão Organizadora ou fossem parentes próximos de seus integrantes.

O concurso contou com 180 inscritos e premiou o primeiro colocado com um notebook de última geração. A proposta vencedora foi apresentada pelo design Edson da Conceição da Silva e selecionada levando-se em consideração os critérios de modernidade, redesign da marca, criatividade, originalidade, aplicabilidade e comunicabilidade. O TJAP chancelou a escolha do logotipo na 874ª Sessão Administrativa Ordinária da Câmara Única, realizada em 06/04/2022.

Com a adoção oficial, o TJAP padronizará sua identidade visual, utilizando o logotipo nas mais diversas aplicações, passando a compor, por exemplo, materiais gráficos, documentos, site, redes sociais, prédios, uniformes, placas, veículos ou em qualquer ponto de contato que possa identificar as atividades administrativas ou jurisdicionais.

Utilizando as cores azul, verde e amarelo, a nova identidade do TJAP traz alguns elementos importantes que reverenciam tanto a Justiça, quanto as potencialidades do Amapá. Na cerimônia de premiação o design Edson Silva esclareceu: “Por meio dos elementos da nossa cultura local, tentei retratar a força da Justiça, do baluarte da Fortaleza de São José de Macapá, o sol que representa os direitos que todos têm ao buscarem os serviços do judiciário e a balança que mostra o equilíbrio nos hemisférios norte e sul do Marco Zero do Equador”, (TJAP- IDENTIDADE..., 2022)

Para o Presidente do TJAP, Desembargador Rommel Araújo, “O novo logotipo representa tudo aquilo que o Poder Judiciário espera de uma identidade visual, ele mostra o estado, identifica o Amapá, mostrando as belezas, a balança com seu equilíbrio, a proteção do baluarte, a segurança que a Justiça deve proporcionar a todos. Tudo isso, foi muito bem representado pelo Edson e agradeço a todos que acreditaram na nossa iniciativa de promover esse concurso, que fará parte da nossa história e da nossa memória”. (TJAP- IDENTIDADE..., 2022)

 

Conheça o novo logotipo do TJAP em detalhes

Criado por Edson da Conceição da Silva e selecionado por meio de concurso, o novo logotipo do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) foi adotado como elemento central e norteador geral da nova identidade visual da instituição.  

Logotipo_TJAP_verde.JPG 

Dotada de elementos que reverenciam tanto a Justiça quanto às potencialidades do estado, ela explora as cores azul marinho, verde bandeira e amarelo (cores da bandeira do Amapá), mas o símbolo e o logotipo também podem ser utilizados em escala de cinza, preto e branco em aplicações com fundo escuro.

Logotipo_TJAP_azul.JPG 

As letras T e J formam o Marco Zero do Equador, um dos principais pontos turísticos do Amapá. Assim como o monumento demarca a linha que divide os hemisférios Norte e Sul, também funciona como o eixo que equilibra os pratos da balança, simbolizando a equidade e o equilíbrio necessária a Justiça.

Logotipo_TJAP_amarelo.JPG 

Ao centro, o Sol espalha sua luz e ilumina as decisões da Justiça e alcança todos os cidadãos que procuram o Poder Judiciário. 

Logotipo_TJAP_baloarte.JPG

A nova marca também traz referência à Fortaleza de São José de Macapá com um Baluarte acima da letra T. Os Baluartes são sentinelas na proteção do Rio Amazonas, assim como a Justiça é sentinela na proteção dos direitos.

A marca também é composta pela sigla “TJAP”, em caixa alta, podendo ser acompanhada pela inscrição “TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ”.

A família tipográfica escolhida é a Montserrat Bold para a sigla TJAP e Montserrat Regular para a inscrição “TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ”. A fonte escolhida transmite aspectos de modernidade, seriedade e força, pois está com um peso bold.

 

TJAP - CONHEÇA o novo logotipo do TJAP em detalhes. Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, Macapá, 08 abr. 2022. Disponível em: https://www.tjap.jus.br/portal/publicacoes/noticias/13174-conhe%C3%A7a-o-novo-logotipo-do-tjap-em-detalhes.html Acesso em: 15/07/2022.

TJAP - IDENTIDADE VISUAL: vencedor do concurso do novo logotipo do TJAP recebe premiação. Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, Macapá, 07 abr. 2022. Disponível em: https://www.tjap.jus.br/portal/publicacoes/noticias/13169-identidade-visual-vencedor-do-concurso-do-novo-logotipo-do-tjap-recebe-premia%C3%A7%C3%A3o.html Acesso em: 15/07/2022.

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD