Apresentação
(TJAP) Escultura da Deusa Themis, símbolo da Justiça.
Em 2021 a Corte de Justiça amapaense comemorou 30 anos de existência, registraram-se também os 180 anos da criação da Comarca de Macapá, os 130 anos da Comarca de Mazagão, 120 anos da Comarca de Aricary (atual Comarca de Amapá) e os 70 anos da Comarca de Oiapoque. E para celebrar estas datas, lançamos o catálogo Justiça do Amapá: do desafio da instalação à conquista digital. O ano foi emblemático também pela implantação das políticas permanentes de gestão documental, gestão de memória e preservação digital do TJAP e nomeação das comissões que as executam.
Dando continuidade às ações de preservação e difusão da memória, lançamos em 2022 nosso Portal da Memória e Museu Virtual. Mais que um repositório de informações de interesse histórico, pretendemos que o espaço se torne ferramenta de afirmação da identidade do Judiciário Tucuju.
Nele evidenciamos passagens e personagens importantes dessa trajetória de desafios e conquistas, mas também buscamos refletir sobre as bases em que foi assentado o Poder Judiciário Estadual, observando seu papel em cada momento histórico, na sua árdua e incessante missão de pacificação social e implementação da cidadania.
Em relação ao seu funcionamento e concepção, pode-se dizer que o nosso Portal da Memória é um projeto coletivo que estará em contínuo processo de formulação e atualização. Seu intento é celebrar o poder da Memória, que faz refletir, situa, conecta, reconhece, motiva e nos projeta para o porvir.
Boa visita.
Comissão Permanente de Gestão de Memória do TJAP