Magistrados da Justiça do Amapá recebem a Comenda de “Ordem ao Mérito Guaracy de Freitas”
Em solenidade realizada na noite de terça-feira (18), magistrados da Justiça do Amapá receberam a Comenda de “Ordem ao Mérito Guaracy de Freitas”, concedida anualmente pelo Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), às personalidades que mais se destacaram entre os operadores do Direito que atuaram no Estado do Amapá, durante os anos 2010, 2011, 2012 e 2013. (VISUALIZAR FOTOS)
Entre os homenageados, o desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos, Presidente do TJAP; juiz Antônio Ernesto Colares, titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Macapá; Desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, do TRT 8ª Região; os advogados Evaldy Motta de Oliveira, Lindoval Queiroz Alcântara e Vera Pinheiro; juiz federal João Bosco Costa Soares e o procurador de Justiça Manoel Brito.
Para o Desembargador-Presidente, Luiz Carlos, o evento foi um momento especial, que reuniu vários sentimentos, dentre eles, a lembrança, saudade, generosidade e gratidão.
“Ao receber essa homenagem me lembro do meu amigo de juventude e de estudos, o saudoso Guaracy de Freitas. Sou grato a esse momento porque posso garantir a todos que reconhecem o meu trabalho como magistrado, que vou levar este título que a mim foi conferido pelo valoroso Instituto dos Advogados do Brasil, para o resto da minha vida”.
O também homenageado juiz Ernesto Collares recebeu com honra a Comenda e agradeceu pelo reconhecimento de sua trajetória de 22 anos na magistratura e pelos 5 anos que exerceu a advocacia.
“Em nenhum momento da minha vida esqueci que fui advogado. Estou realmente emocionado e feliz por receber este prêmio concedido pelo IAB. Mas quero aproveitar esse momento para dizer que essa comenda não é só minha, é também de toda magistratura amapaense, da qual faço parte e que ora represento com muito orgulho”, agradeceu o magistrado.
O presidente do IAB, Alessandro Brito, explicou que a Ordem de Mérito “Guaracy Freitas” leva esse nome, porque representa uma grande personalidade que se destacou na sua trajetória de vida e na prática advocatícia no Brasil.
“Ele é uma referência da advocacia do Amapá em Brasília. O doutor Guaracy era um gentleman, culto, conhecedor e amantes das Artes, historiador e apaixonado pelo Amapá”.
O Instituto dos Advogados Brasileiros é uma instituição quase bicentenária que representa o órgão máximo do conhecimento jurídico na prática advocatícia no Brasil e que foi a responsável pela criação da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB. A escolha dos nomes dos agraciados ocorreu após uma votação entre os membros do IAB, que apontou as personalidades merecedoras da comenda.
-Macapá, 19 de Março de 2014
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias