O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Reavaliação de Medidas: Juizado de Infância e Juventude de Macapá conclui 3ª semana de Audiências Concentradas

audienciafinalizajuizalaura_1.JPGO Juizado da Infância e Juventude - Área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas de Macapá finalizou, na sexta-feira (30), a 3ª Semana de Audiências Concentradas. A atividade iniciada na segunda-feira (26), que funciona em ciclos trimestrais, reavalia as medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes que cometeram atos infracionais. Durante toda a semana as audiências ocorreram nos Centros de Internação CESEIN, CIFEM e Casa de Semiliberdade.

audienciafinalizajuizalaura_2.JPGA juíza Laura Costeira, titular do Juizado, explica que as audiências acontecem por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) no sentido de estimular “que sejam feitas em menos tempo do que determina a lei, pois, enquanto a legislação fixa o prazo máximo em seis meses, as audiências concentradas ocorrem a cada três meses”.

A juíza Laura Costeira ressalta que “não aguardamos muito tempo para reavaliar um adolescente, pois cada um responde de forma diferente à abordagem socioeducativa”.

“Antes esperávamos necessariamente seis meses, o que às vezes era muito tempo para um adolescente que já podia ter a sua medida modificada, especialmente quando se trata de internação”, concluiu.

Agenda da Semana

Foram realizadas 24 audiências e as medidas foram avaliadas por meio da escuta dos socioeducandos, seus responsáveis legais e equipe técnica multidisciplinar que faz o acompanhamento. Cada medida é verificada quanto à sua adequação, manutenção, substituição ou até mesmo extinção.


- Macapá, 03 de Outubro de 2022 -

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Rafaelli Marques

Fotos: Luke Araújo
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD