Casa de Justiça e Cidadania do TJAP atinge a extraordinária marca de 48 mil atendimentos no ano de 2017
O Tribunal de Justiça do Amapá divulgou o relatório das atividades realizadas pela Casa de Justiça e Cidadania durante todo o ano de 2017. Foram mais de 48 mil atendimentos tanto na sede quanto nas diversas ações externas. (CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O RELATÓRIO)
Desde sua instalação em 2010, a Casa de Justiça e Cidadania do TJAP, em cooperação com as justiças Federal, do Trabalho e Eleitoral, realiza um conjunto de serviços voltados à proteção e à celeridade do acesso à Justiça e dos demais serviços públicos.
De acordo com a coordenadora da unidade, desembargadora Sueli Pini, a Casa de Justiça e Cidadania do TJAP atuou novamente em 2017 com recordes de atendimentos e ainda como articuladora entre as necessidades da população local e os órgãos públicos federais, estaduais e municipais, realizando inclusive reuniões com vários segmentos, identificando os problemas mais urgentes e as medidas de solução de curto e de longo prazo.
Linda Miranda, supervisora da Casa, disse que as ações internas e externas executadas no decorrer do ano de 2017, previstas na Programação Anual do Judiciário, foram mais uma vez muito expressivas. “Elaboramos uma agenda de trabalho e ainda realizamos muitos outros atendimentos, inclusive ações integradas oriundas de diversos órgãos, então realizadas ao longo do ano”, ressaltou a servidora.
Em maio de 2017 a Casa de Justiça e Cidadania participou da gigantesca ação do Dia do Trabalhador, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo - SETE, com a colaboração de servidores e estagiários do TJAP, da Defensoria Pública, da equipe do Programa Pai Presente, da Justiça Itinerante e ainda do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade FAMAP. A ação totalizou dezenas de atendimentos.
Em cooperação com a Justiça Itinerante Terrestre, a Casa de Justiça e Cidadania participou de toda a programação anual das itinerâncias com presença nos bairros de Macapá, área rural e também região ribeirinha, com mais de duzentos atendimentos no decorrer do ano.
No dia 13 de maio de 2017 os atendimentos externos concentraram-se na ação social “Participa Juventude”, realizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude – SEJUV, com a cooperação do Projeto Minha Gente, no bairro Jardim Felicidade II. A ação realizou dezenas de atendimentos para jovens e familiares.
A Casa de Justiça e Cidadania também participou mais uma vez da Ação Global SESI/Rede Globo, realizada desta vez no dia 27 de maio de 2017 na Escola Estadual Santina Rioli, sob a temática “Qualidade de vida para toda a família”. A atuação do Judiciário no atendimento aos jurisdicionados contou com servidores do TJAP e estagiários, prestando informações, orientações, encaminhamentos e formalização de petições, que somaram um total de 1.511 atendimentos.
As ações do programa “Eu Existo! Registro Legal para o Preso” que a Casa de Justiça realiza mensalmente nas dependências do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN somaram um total de 757 atendimentos no decorrer do ano de 2017. Todas as ações (internas e externas) realizadas pela Casa de Justiça e Cidadania somaram o quantitativo de 48.554 atendimentos, um resultado extraordinário para a Justiça do Amapá.
“A equipe da Casa de Justiça e Cidadania do TJAP trabalha em revezamento diário de dois turnos, sem intervalo, de segunda a sexta-feira e aos sábados, das 08h00 às 12h00, o que explica o êxito alcançado no número de atendimentos realizados durante o decorrer do ano passado”, pontuou a desembargadora Sueli Pini.
“O nosso trabalho tem propiciado resultados significativos para a população, que busca serviços de qualidade por parte do Judiciário. O atendimento diário e as ações externas foram exaustivamente executados no decorrer do ano de 2017 para que fosse possível alcançar esse grande número de atendimentos e a satisfação dos que buscam e alcançam a justiça que procuram”, pontuou Linda Miranda, supervisora da Casa de Justiça e Cidadania.
Vale destacar que antes mesmo da criação oficial da unidade, conforme recomendação do CNJ, o Poder Judiciário do Amapá, desde 2002, mantinha em funcionamento um Box da Justiça no prédio da Rede SuperFácil no Centro da Capital (antigo CAP - Central de Atendimento à população). Ali foi o grande embrião da Casa de Justiça e Cidadania, com diversos serviços agregados à atermação das reclamações cíveis dos Juizados Especiais, a exemplo dos encaminhamentos e orientações, da alfabetização jurídico-judicial, do atendimento especial ao idoso, dos serviços do registro civil, das conciliações pré-processuais, informações sobre tramitação de processo, dos programas de justiça preventiva, com relevantes resultados na promoção da cidadania.
-Macapá, 15 de janeiro de 2018-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Domingo, 14 Janeiro 2018 22:09