Juíza Elayne Cantuária tome posse como Vice-Presidente para Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros
Na noite de quarta-feira (11/12), a juíza Elayne Cantuária, titular da 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, tomou posse como Vice-Presidente para Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A magistrada é a única da região Norte eleita como Vice-Presidente pela chapa 2, liderada pela juíza Renata Gil, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), primeira mulher a assumir a presidência da entidade em 70 anos de existência.
Além da juíza Elayne Cantuária, mais quatro magistrados amapaenses integram a nova diretoria da AMB. O juiz Marcus Quintas, titular da 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Macapá, compõe a Diretoria de Esportes; a juíza Liége Gomes, titular da 1ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, passa a integrar a Diretoria de Planejamento Estratégico; a juíza Marcella Peixoto Mendes, titular da Vara Única da Comarca de Pedra Branca do Amapari, atuará também no acompanhamento dos assuntos legislativos; e o juiz substituto André Gonçalves de Menezes, que passa a compor a Diretoria de Planejamento Estratégico.
A nova diretoria da AMB conduzirá a mais representativa entidade nacional de magistrados do continente para o triênio 2020-2022, após obter 80% dos votos dos juízes de todo o país. “É uma momento ímpar para a Justiça do Amapá. Na pasta que assumi, vamos trabalhar intensamente na defesa das prerrogativas dos magistrados, defendendo a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (LOMAN) e todos os diplomas legais para que continuemos a ser respeitados como uma carreira de estado”, disse a juíza.
“Também vamos ter uma pauta propositiva, visualizando reformas legislativas em todas as áreas do Direito, que venham melhorar a prestação jurisdicional. É uma pasta que se interliga com todas as outras, buscando legislações que dêem mais eficiência e operacionalização ao Judiciário”, detalhou a magistrada.
Na cerimônia de posse, a nova presidente da AMB, juíza Renata Gil, disse que vai “servir ao aprimoramento do sistema Judiciário, aos que esperam da Justiça a verdadeira pacificação social”.
O evento contou com a presença de integrantes do Judiciário, Executivo e Legislativo, além de presidentes de associações regionais e membros da diretoria da AMB. Fizeram parte da mesa, além de Jayme de Oliveira e Renata Gil, os ministros Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça; Francisco Camelo, do Superior Tribunal Militar (STM); o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; o subprocurador da República, Carlos Vilhena; e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.
- Macapá, 13 de dezembro de 2019 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 13 Dezembro 2019 10:00