Comarca de Laranjal do Jari conclui com êxito o mutirão do Mês Nacional do Júri

balanjurijari199 (1).jpegNa terça-feira (19/11), a 1ª Vara de Competência Geral Tribunal do Júri da Comarca de Laranjal do Jari, que tem como titular o juiz Davi Schwab Kohls, encerrou com êxito, a pauta de julgamentos do mutirão pelo Mês Nacional do Júri, realizado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em novembro. Ao todo foram julgadas sete ações penais, nas quais três resultaram em condenações e quatro em absolvições pelo Conselho de Sentença.

balanjurijari199 (2).jpeg“Felizmente a nossa Comarca não se compara ao que deu motivo à criação desse mutirão, que são os lugares em todo o Brasil que demoram muito para os julgamentos. Todos os processos julgados neste mutirão, aqui na nossa Unidade, tramitaram no máximo em 10 meses. Essa é a marca do Judiciário amapaense e a forma com que presto contas à sociedade”, destacou o juiz Davi Kohls.

Em um dos feitos, em que figuravam dois réus, o Conselho de Sentença entendeu por absolver um deles e desclassificar para o crime de lesão corporal a conduta do outro, passando então a ser de competência do juiz togado o julgamento desse crime. Após acurada análise, o magistrado condenou o réu a pena de quatro anos de reclusão em regime aberto.

Este ano, a 1ª Vara de Competência Geral e Tribunal do Júri de Laranjal do Jari inovou ao transmitir trechos dos julgamentos por meio de sua conta na rede social Instagram (@1vara_laranjaldojari), iniciativa aprovada pelos seguidores, e que aproximou ainda mais a população da Justiça, que compareceu de forma maciça no Plenário da Vara e também virtualmente.

“Começamos a transmitir as sessões de julgamentos pelas redes sociais. E esta será uma postura que adotaremos doravante, não só para os julgamentos do Júri, mas para todos de interesse e cunho social que decorrerem em nossa unidade, exceto aqueles casos em que haja privacidade”, declarou o magistrado.

- Macapá, 22 de novembro de 2019 –

Com informações e fotos: Adriana Martins

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM

Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD