Segundo curso de conciliação e mediação ofertado pelo TJAP iniciou nesta quinta-feira (13/11)
Iniciou na tarde de ontem (13/11), no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), o Curso de Conciliação e Mediação Judicial para Formação em Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos de Interesses. Esta é a segunda edição da capacitação, e reúne servidores da capital e do interior, chefes de secretaria, oficiais de justiça, guardas municipais e demais profissionais interessados na temática. Com duração de dez módulos, o curso é ministrado pelo desembargador Carmo Antônio de Souza, e pela instrutora do NUPEMEC/TJAP, Sônia Ribeiro.
Presente na abertura dos trabalhos, a desembargadora Sueli Pini, presidente do NUPEMEC/TJAP, desejou um bom aprendizado a todos e ressaltou a importância do desenvolvimento do senso crítico, com relação ao papel da mediação e da conciliação para promoção de uma cultura da paz, e ampliação dos índices de conciliação no âmbito do Poder Judiciário. “Que esta capacitação seja para vocês uma ferramenta importante no auxílio ao enfrentamento das lides”, destacou.
Dividido em 10 módulos, com encerramento no dia 14 de dezembro, o curso tem conteúdos teóricos e práticos, e irá proporcionar uma extensa explanação sobre como os métodos vieram se desenvolvendo no curso da história, além de oferecer informações sobre técnicas autocompositivas, para uma gestão processual eficaz na conciliação e mediação. Também discutirá as dimensões jurídica, econômica, social e psicológica do conflito, bem como as formas de enfrentá-lo, passando ainda por uma análise e interpretação profunda sobre a legislação acerca do tema.
“Durante as próximas semanas estaremos todos reunidos para assimilar a compreensão da importância da conciliação e da mediação dos conflitos. Destaco que precisamos sim ter os métodos tradicionais de solução, mas os métodos de conciliação e mediação têm se mostrado como instrumentos efetivos da eliminação não só do processo, mas do litígio, finalidade principal do Poder Judiciário”, disse o desembargador Carmo Antônio de Souza, ministrante do curso.
“Teremos a parte teórica, mas também muitas atividades dinâmicas. Falaremos de acesso à Justiça; como o Judiciário se estruturou a partir do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); a implantação doNúcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e as centrais de conciliação”, disse a instrutora Sônia Ribeiro.
- Macapá, 14 de novembro de 2019 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 14 Novembro 2019 14:18