Mês Nacional do Júri: terça-feira marcada com pauta dupla na Comarca de Santana
A comarca de Santana organizou pauta dupla para esta terça-feira (12/11) com o julgamento de dois réus presos. Pela 1ª Vara Criminal, sob a titularidade da juíza Priscylla Peixoto Mendes, ocorre no auditório do Ministério Público Santanense, o julgamento de Janderson Cardoso Batista, acusado de ter assassinado a facadas Luiz André Gatinha da Silva, na madrugada do dia 29 de junho de 2018, na Ilha de Santana.
Segundo o Ministério Público o acusado alega legítima defesa, “mas há contradição nas provas e, por isso, pedimos a condenação do réu”, afirmou a promotora Marília Augusto de Oliveira Paiva. Já o advogado de defesa Hugo Silva sustenta a tese de legítima defesa. “Quando meu cliente chegou à casa onde morava, o acusado tentava abusar da companheira dele e ainda o ameaçou com um pedaço de pau e Janderson para se defender, desferiu as facadas”, explicou.
Pela 2ª Vara Criminal, no Plenário do Fórum Santanense, sentou no banco dos réus Ruanderson Videira dos Santos, acusado de ter assassinado a facadas o padrasto Claudemir Souza da Silva na madrugada do dia 16 de junho de 2018, no Bairro Remédios II (Santana), após um desentendimento entre vítima e acusado em um bar. O julgamento é presidido pelo juiz substituto Roberval Pacheco. Pelo Ministério Público atua no caso a promotora Fábia Regina Rocha Martins e na defesa o defensor público José Rodrigues dos Santos Neto.
Os dois julgamentos ainda estão na fase dos debates. Por enquanto não há previsão do termino.
BALANÇO PARCIAL
A juíza Priscylla Peixoto Mendes faz um balanço da pauta já realizada no Mês Nacional do Júri em Santana com a realização de seis julgamentos esse mês, cinco na primeira e uma na segunda Vara Criminal.
“Essa pauta dupla é tão somente com o intuito de atender as determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) para que possamos dar uma resposta à sociedade em relação a esses crimes dolosos contra a vida”, acrescentou a magistrada.
- Macapá, 12 de novembro de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social do TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Terça, 12 Novembro 2019 14:04