VII Caminhada da Conciliação coloriu de alegria a manhã de sábado no Centro Comercial de Macapá
Centenas de pessoas entre magistrados, servidores, mediadores e conciliadores, além de acadêmicos, professores e a sociedade fizeram vibrar a rua Cândido Mendes, no centro da cidade, com a VII Caminhada da Conciliação, na manhã do último sábado (09/11). Como um grande ato pela paz, a atividade partiu da Praça Veiga Cabral, percorrendo um animado percurso até a Fortaleza de São José, marcando o encerramento da XIV Semana Nacional de Conciliação. (ACESSE A GALERIA DE FOTOS)
A desembargadora Sueli Pini, coordenadora da política de conciliação no TJAP, destacou que a caminhada, além de ser um momento de descontração, alegria e fraternidade é também uma oportunidade de efetivar ainda mais a política da conciliação. “É necessário continuar dando passos para que consigamos implementar no Brasil, de forma definitiva, a política nacional de conciliação como resolução de conflitos”, afirmou.
Nesta edição da caminhada, a novidade foi a presença dos integrantes do projeto Aluno Conciliador, dos colégios estaduais Coelho Neto, Sebastiana Lenir e Antônio Cordeiro Pontes, que marcaram presença animando e festejando durante todo o trajeto.
Euzinete Bentes, supervisora do Programa de Mediação Escolar e Social, contou que foi uma grande alegria ver os alunos participando. “Este ano a caminhada foi muito especial por conta da presença deles. Os alunos ficaram extremamente felizes e agradecidos por participarem deste ato pela conciliação”, celebrou.
Segundo Sônia Ribeiro, instrutora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJAP), a caminhada foi uma ocasião muito nobre de integração entre acadêmicos de diversas faculdades. “O acadêmico precisa de momentos como este para desenvolver suas habilidades de conciliar e mediar”, explicou. “Aqui ele caminha, conversa com desembargadores, juízes, promotores que reforçam que caminhar pela conciliação é de fundamental importância”.
Para o universitário Francilei Maciel Tavaris, da Faculdade FAMA, “são momentos como esses que mostram para quem ainda esta na faculdade o quanto a Justiça é importante”. A conciliação é uma grande opção para mostrar que conflitos podem ser resolvidos de forma prática e rápida. “Com a caminhada nós acadêmicos nos aproximamos não só dos métodos de mediação e conciliação, mas também da Justiça”, comemorou.
Em cima do trio elétrico estava o intérprete de LIBRAS Wesley Ribeiro dos Santos, que interpretou músicas e discursos para os surdos e mudos presentes na caminhada, durante todo o trajeto até a Fortaleza de São José. “É muito importante que a Justiça esteja garantindo acessibilidade para quem é deficiente auditivo”, destacou.
Estudante do terceiro ano do colégio Alexandre Vaz Tavares, Wesley contou que, a convite da instrutora Sônia Ribeiro, assegurou que irá fazer o curso de conciliador oferecido pelo Tribunal de Justiça do Amapá, para continuar garantindo acessibilidade da língua de sinais para quem precisa.
- Macapá, 11 de novembro de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Segunda, 11 Novembro 2019 08:44