TJAP certifica novos conciliadores e mediadores formados pelo NUPEMEC

mediadorescerti2019nov (1).JPGNa tarde da última sexta-feira (08/11), Alvanéa Patrícia Andrade, Breno Hudson dos Santos Lacerda, Geysi dos Santos Oliveira e Natanael Garcia Barbosa receberam seus certificados do Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores, durante cerimônia realizada no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Comprovando a frequência e a participação nas horas de aula e estágio supervisionado, a certificação integrou a programação de encerramento da XIV Semana Nacional de Conciliação, promovida em todo o país pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e realizada no Amapá pelo TJAP e diversas entidades parceiras entre os dias 04 e 09 de novembro. (ACESSE A GALERIA DE FOTOS)

mediadorescerti2019nov (9).JPGdesembargadora Sueli Pini, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (NUPEMEC/TJAP), parabenizou a todos e enfatizou que “mais importante do que a cerimônia de formatura, é o conteúdo da formação”. Neste sentido, ressaltou a certeza de que “todos que participaram do curso estão bem formados”. Ela ainda destacou que “conciliação e mediação configuram um trabalho difícil, por isso merecem a maior reverência e um enorme respeito por quem domina essas técnicas”.

mediadorescerti2019nov (17).JPGA servidora Alvanéa Patrícia Andrade disse que “a conciliação sempre esteve presente no meu trabalho, desde 1996 realizávamos esta pratica, que só foi se desenvolvendo cada vez mais com a recomendação do CNJ, a implementação do NUPEMEC/TJAP e, atualmente, os nossos Centros Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs). Essa certificação só veio para concluir algo que já trabalho há muitos anos, e estou contente por estar nesta cerimônia”.

mediadorescerti2019nov (14).JPGA conciliadora judicial Geysi dos Santos disse que se identificou muito com a área da conciliação durante o estágio da faculdade, no qual observou o impacto positivo nas pessoas, causado por meio do diálogo. “Antes que o caso chegue à audiência de instrução, o conciliador busca auxiliar as partes de uma maneira mais informal, mas respeitando todos os princípios legais que a conciliação traz, e proporciona uma maneira mais rápida de resolver os conflitos entre as partes”, destacou.

mediadorescerti2019nov (18).JPGO acadêmico de Direito, Natanael Barbosa, recebeu o certificado de Mediador Judicial e explicou a diferença entre as duas áreas. O mediador e o conciliador utilizam as mesmas técnicas, porém com enfoques diferentes. O mediador trabalha com as demandas nas quais há um relacionamento próximo entre as partes. Além de conciliar interesses, busca o reatamento de laços sentimentais entre as partes, lidando mais profundamente com as relações, por exemplo, situações de divórcios que envolvem partilhas de bens e relacionamento com os filhos. O Poder Judiciário também trabalha para que essas relações se reestruturem de forma saudável”, explicou.

mediadorescerti2019nov (16).JPGLotado na assessoria jurídica do gabinete da desembargadora Sueli Pini, Breno Lacerda destacou que agora, com a formação de conciliador judicial poderá se aproximar e entender melhor os conflitos das demandas diárias do gabinete, as quais poderão ser encaminhadas ao NUPEMEC sem precisar aguardar longos trâmites. “As práticas da conciliação e da mediação são o futuro do Judiciário. Cada vez mais a tendência é a desjudicialização. O CNJ vem encaminhando suas políticas para esta vertente mais célere”, finalizou.

- Macapá, 11 de novembro de 2019 –

 

Assessoria de Comunicação TJAP

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD