Três cerimônias de casamento coroaram o encerramento da XIV Semana Nacional de Conciliação em Macapá

semanacasamentostres (1).jpgA sexta-feira (08/11) foi marcada pelo sim do matrimônio em três frentes de ações da XIV Semana Nacional de Conciliação. Na Central de Conciliação do 2º Grau foi convertida em casamento a união estável de Lee Anderson Passos dos Santos e Nilce Helena de Oliveira Ferreira. No CEJUSC Zona Norte uma cerimônia também converteu em casamento a união estável de 17 casais, por meio de parceria com o Cartório Vales. E no CEJUSC CEAP, o mesmo procedimento beneficiou 10 casais, em parceria firmada com o Cartório Jucá Cruz. (ACESSE AS FOTOS AQUI)

semanacasamentostres (3).JPGCoordenadora da política de conciliação do Poder Judiciário no Amapá, a desembargadora Sueli Pini se emociona a cada edição do programa Casamento na Comunidade.  “Com o passar do tempo, as pessoas passam a conviver sem se preocupar em oficializar a união. E quando têm a oportunidade de reafirmar este laço, é algo muito forte e poderoso. E este programa da Justiça em funcionamento há cerca de 20 anos tem possibilitado a união de tantos casais”, disse.

 

semanacasamentostres (4).JPG“Para mim é uma grande satisfação participar deste momento tão especial, de celebrarmos esta escolha”, disse a juíza Joenilda Lobato, que presidiu a cerimônia na Central de Conciliação do 2º Grau. A magistrada, que se encontra em licença para tratamento de saúde, compareceu em consideração ao casal e ao convite feito pela Desembargadora Sueli Pini, coordenadora da política de conciliação do TJAP. “Todos os dias são feitos para celebrar. Não sabemos sobre o amanhã, então devemos dizer todos os dias eu te amo”, enfatizou a juíza Joenilda Lobato.

 

semanacasamentostres (16).jpgDurante a cerimônia que ocorreu no CEAP, a juíza Stella Simonne Ramos se disse emocionada ao constatar o semblante e o olhar dos casais. “Em 28 anos de magistratura, hoje é a audiência mais bonita que eu já fiz. Estou fazendo ao ar livre, encantada, muito honrada de poder receber vocês com suas famílias em um momento tão bonito”, destacou a magistrada.

Refletindo sobre o casamento, a juíza Stella Ramos ainda complementou: “Se a Constituição, o Código Civil e o Judiciário facilitaram tanto, é porque é importante. Portanto, casem para amar neste final de tarde que está muito bonito. Vamos todos ficar muito unidos em energia para que esta cerimônia seja impecável”, enfatizou.

 

semanacasamentostres (13).jpgCamila Ilário, supervisora do CEJUSC CEAP agradeceu a todos e destacou que “a missão do CEJUSC é fazer o atendimento jurídico, mas uma das atribuições é a conversão de união estável em casamento”. Anunciou a entrada dos casais “com muita alegria e ao som da Marcha Nupcial executada pelo estudante Andre Petcov.

 

semanacasamentostres (12).jpgA cerimônia da Zona Norte foi presidida pelo juiz Marconi Pimenta, que falou sobre sua alegria em celebrar o casamento coletivo. “Quando a gente une e celebra o casamento, está celebrando o amor e a união do casal e da família, projeto verdadeiramente de Deus”, festejou o magistrado. Ele também parabenizou a equipe organizadora da festa: “Todos estão de parabéns, uma equipe impressionante que organizou tudo em pouco tempo para contribuir com o processo de paz da nossa cidade. A família contribui para a paz, com a união e a educação dos filhos”, finalizou.

Pedro Conceição é supervisor da Central de Conciliação da Zona Norte e estava muito feliz. “Organizar esta documentação em tempo exíguo foi um desafio, mas contamos com auxílio precioso do Cartório Vales. Saímos daqui tranqüilos e realizados, porque temos a consciência de que esta cerimônia é um ganho, porque une as pessoas. Foi a melhor forma de encerrar a Semana de Conciliação”, ressaltou.

 

semanacasamentostres (10).jpgA instituição cartorária foi representada pelo tabelião Diogo Vales, que se sentiu “agraciado e valorizado pelo convite para integrar um projeto tão bonito e edificante para as famílias, os casais e toda a sociedade, que se fortalece quando compreende que a mudança que se quer para o mundo começa em casa”. O tabelião destacou ainda que o Cartório Vales está “em prontidão para as próximas edições do Casamento na Comunidade, um projeto no qual tem muita gente trabalhando em prol da família”.

 

semanacasamentostres (8).jpgMailson de Araújo e Paula Sabrina de Araújo se conhecem há três anos, há quatro meses vivendo em união estável. “É um momento muito gratificante este que estamos vivendo aqui, porque estávamos sem condições financeiras de arcar com o casamento. Essa cerimônia veio no momento certo para nós para os demais casais”, disse Mailson. Sabrina falou em “gratidão”, ressaltando que “todas as pessoas que se amam sonham em, um dia, casar”. E finalizou: “Sabemos que Deus está abençoando nossas vidas”.

 

semanacasamentostres (9).jpgSibeneis Nascimento e Rivanilda Peixoto conviviam há 13 anos em regime de união estável. “É uma emoção legalizar a situação em que vivemos, cumprir o dever de cidadão perante a família. Tenho uma esposa linda”, celebrou o noivo. “Foi um momento muito esperado na minha vida. Espero que dure para sempre porque é muito importante para nós”, complementou a noiva.

- Macapá, 11 de novembro de 2019 -

Assessoria de Comunicação TJAP

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD