Comissão de Avaliação Documental do TJAP visita arquivo do Fórum de Macapá
Na tarde de terça-feira (07), a Comissão Permanente de Avaliação Documental do Tribunal de Justiça do Amapá realizou sua primeira reunião informal com visita ao arquivo do Fórum da Comarca de Macapá. Instituída por meio da Portaria nº 58870/2019 – GP, publicada no Diário da Justiça 145/2019, a comissão tem como finalidade fazer um levantamento de todo o acervo da Justiça do Amapá para eventualmente possibilitar a implantação de um Museu ou Memorial do Poder Judiciário amapaense.
Presidida pelo juiz auxiliar da Presidência, Paulo Madeira, a comissão é constituída pelos seguintes servidores: Simone Leite de Menezes (bibliotecária); Michel Duarte Ferraz (museólogo); Marcelo Jacques de Oliveira (historiador) e Apoena Aguiar Ferreira (arquivologista).
De acordo com o servidor Michel Duarte Ferraz, a visita ao arquivo do Fórum foi o primeiro contato com o acervo do Tribunal, bem como a sensibilização sobre a necessidade de resgate histórico do Poder Judiciário local. “Estamos em observância ao incentivo do Conselho Nacional de Justiça para que cada Tribunal preserve sua memória e proporcione o contato da sociedade com essa história”, explicou o museólogo.
Segundo a servidora Simone Leite de Menezes, diretora da Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira, é fundamental a iniciativa de preservação dos registros históricos do Judiciário. “Sem história não somos nada, então é imprescindível o esforço que estamos empenhando para ressaltar a trajetória de uma instituição tão importante como o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá”, defendeu.
A equipe seguirá conhecendo os espaços do Poder Judiciário e a próxima unidade que visitarão será o arquivo do Depósito da Justiça, localizado na Vila Operária em Fazendinha.
- Macapá, 07 de novembro de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 07 Novembro 2019 08:00