Casa de Justiça e Cidadania realiza programação intensa de atividades durante a XIV Semana Nacional de Conciliação

CONCICASAJUSTI2019 (1).jpgA Casa de Justiça e Cidadania está com programação intensa nesta XIV Semana Nacional de Conciliação. Segundo a supervisora da unidade, Linda Miranda, normalmente são realizadas cerca de 6 audiências por dia, mas deve alcançar a marca de 10 a 12 conciliações diárias ao longo desta semana. “Além das 45 agendadas previamente, há uma demanda espontânea que deve nos ajudar a chegar nesse número”, explicou.

CONCICASAJUSTI2019 (4).jpgAgora com as conciliações em seu leque de serviços, desde que passou a integrar a estrutura dos Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) da Justiça do Amapá, a Casa de Justiça e Cidadania também passou a contar com um assessor jurídico próprio, o advogado Gilson Borges, que oferece orientações jurídicas aos presentes, com foco principalmente em Direito de Família. “Com pelo menos seis atendimentos diários, ele também contribui muito para oferecermos um serviço ainda mais completo e com muita qualidade”, complementou.

CONCICASAJUSTI2019 (7).jpgApesar de ter uma demanda primordialmente no campo do Direito de Família, especialmente relacionadas à guarda e pensão alimentícia, a Casa de Justiça e Cidadania também tem muitas demandas no campo cível. “Ainda chegam muitos conflitos relacionados a cobranças e brigas de vizinhos, mas estamos prontos para realizar audiências de conciliação em todos os casos que a lei permitir”, ressaltou.

Localizada no Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC/SuperFácil) da Zona Sul, a Casa de Justiça e Cidadania atende principalmente a população dos bairros Buritizal, Novo Buritizal, Congós, Nova Esperança e Universidade, “mas na realidade as pessoas acabam vindo para cá mesmo morando na Zona Norte e em outras áreas”.

CONCICASAJUSTI2019 (9).jpgAlém dos recém incorporados serviços de conciliação e orientação jurídica, a Casa de Justiça e Cidadania mantém seus serviços originais, o que inclui: peticionamento para juizados especiais, orientações e encaminhamentos gerais, atendimento ao idoso, serviços do registro civil, consulta a informações processuais, programas de justiça preventiva e promoção da cidadania. O espaço agora conta com um cercadinho com brinquedos educativos para as crianças pequenas que acompanham os pais durante o atendimento.

A Casa de Justiça e Cidadania tem como finalidade proporcionar ao cidadão, especialmente aquele oriundo das comunidades carentes, meios de inserção social e de resgate à dignidade, atuando de forma preventiva na geração de conflitos e identificando situações que demandam ação prioritária do Poder Judiciário.

- Macapá, 06 de novembro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD