Robô de inteligência artificial é desenvolvido no TJAP para agilizar andamento de processos com demandas repetitivas
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do Departamento de Sistemas (DESIS), criou a custo zero um robô de inteligência artificial para facilitar o trabalho dos magistrados e servidores que atuam, inicialmente, nos juizados da fazenda pública. “Esta ferramenta identifica todas as situações em que há demandas repetitivas, podendo ser autuadas de imediato. Não será mais necessário que um servidor verifique um a um dos processos que apresentam essas características”, explicou o juiz Paulo Madeira, auxiliar da presidência do TJAP.
Tão logo o advogado insira a petição inicial no sistema Tucujuris, o robô identifica se há na base de dados do sistema demanda semelhante. Ao constatar, reúne e ordena em forma de processo a nova demanda. “Assim, quando o juiz for proferir sua decisão, pode fazê-lo em lotes, agilizando o andamento processual”, destacou o juiz Paulo Madeira.
Utilizada em experiência piloto nos juizados cíveis e de fazenda pública, a ferramenta será expandida, posteriormente, para os demais juizados e juízos comuns. “Com isso a hora de trabalho dos servidores poderá ser mais voltada para as tarefas que exigem elaboração e raciocínio”, enfatizou o magistrado.
- Macapá, 08 de novembro de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social do TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 08 Novembro 2019 10:06