TJAP e AMAAP celebram seus 28 anos
O Clube da Associação dos Magistrados do Amapá (AMAAP) foi palco, no último sábado (26/10), de uma comemoração marcada por sentimentos de gratidão e reconhecimento pela realização de um trabalho bem feito. Foi a celebração, realizada pela AMAAP e pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), dos 28 anos da instalação da Justiça Amapaense, da posse dos aprovados no primeiro concurso de magistrados e da criação da AMAAP. (CONFIRA O VIDEO TRANSMITIDO AO VIVO CLICANDO AQUI E AS FOTOS DA CERIMÔNIA CLICANDO AQUI)
São 28 anos de dedicação à magistratura, empenho na promoção da paz social e sucesso no incremento da celeridade e eficiência deste Poder, que também realiza relevantes trabalhos sociais paralelos, tantas vezes reconhecidos por resultados de destaque nacional.
Em reconhecimento ao pioneirismo dos empossados pelo primeiro concurso, a AMAAP aproveitou a oportunidade para entregar o bóton da instituição e uma foto de recordação do dia da posse, em 26 de outubro de 1991.
Na ocasião foi exibido um vídeo em homenagem a todos os magistrados, exaltando sua união enquanto categoria e seu papel na construção e aprimoramento da AMAAP, uma entidade com foco no lazer e entretenimento, bem como na defesa política e institucional da categoria. A exibição do vídeo foi seguida de uma entrega de placa e comenda aos ex-presidentes da Associação, por seu trabalho e dedicação.
O presidente do TJAP, desembargador João Guilherme Lages Mendes, fez questão de registrar sua gratidão pelo sucesso na carreira abraçada. “Para escolher uma carreira como a magistratura é preciso abdicar de algumas coisas, pois o magistrado é um cidadão, mas é cobrado dele algo além”, observou.
Mas, os sacrifícios compensam, segundo o presidente do TJAP. “Nesses quase 30 anos de uma vida profícua dedicada a servir o povo do Amapá, verificamos o quanto avançamos. Esta sede, por exemplo, quando chegamos aqui era só mata, mas apostamos nossa contribuição aqui e vimos crescer devagar, junto com a Justiça”, relatou.
“Em 1991, nenhum de nós aprovados sabia o que era ser juiz. Mas, aprendemos juntos, com o dia a dia. Foram muitas experiências positiva e algumas negativas, mas mesmo nessas últimas nós tiramos sempre um aprendizado”, afirmou o desembargador Lages. “Apesar dos 28 anos passados, ainda nos sentimos jovens”, concluiu.
O desembargador Carmo Antônio de Souza, aprovado em 1º lugar no primeiro concurso de magistrados da Justiça do Amapá, registrou sua alegria por estar presente e por ter dedicado estas quase três décadas ao Judiciário. “Eu sempre gosto de deixar registrado que tenho uma dívida muito grande com o estado do Amapá, pois estou aqui há 28 anos, e foi a este estado que eu devotei os melhores anos da minha vida”, garantiu.
“Para mim foi uma experiência espetacular ter essa oportunidade de ver e participar da criação do Poder Judiciário do Amapá, de poder fazer parte deste momento histórico”, complementou, registrando que lamenta a ausência dos muitos colegas que já se foram.
Também presente às comemorações, o juiz José Luciano de Assis, titular do Gabinete de nº 03 da Turma Recursal da Comarca de Macapá, ressaltou a maturidade alcançada pela Justiça do Amapá e seus componentes. “Hoje temos uma Justiça sólida, responsável e eficiente, trabalhando a serviço da sociedade e prestando contas desde 1991”, ressaltou.
“Nós, da velha guarda, sempre participamos da construção também da AMAAP, eu mesmo já presidi a Associação duas vezes, colocando meu tijolinho nesta construção, como sempre fala nosso desembargador decano Gilberto Pinheiro”, brincou o magistrado.
A presidente da AMAAP, juíza Elayne Cantuária, lembrou que a cerimônia foi algo pensado há algum tempo, mas com muito carinho por todos que compõem a categoria e a história, não só da Associação, mas também da Justiça do Amapá. “Muito a contragosto precisei me afastar do exercício da magistratura para me dedicar à AMAAP. Mas, foi um sacrifício necessário para tocar muitos projetos, trazer benefícios aos associados individualmente e como categoria”, registrou.
Deixando claro que a comemoração foi pensada e realizada para o reconhecimento dos magistrados ali presentes, a presidente da AMAAP registrou seu profundo agradecimento “a todos que puderam prestigiar a celebração, neste ambiente que sempre será uma extensão de suas casas”.
“No próximo dia 02 de dezembro passaremos, de maneira muito harmoniosa, o bastão ao colega juiz José Bonifácio Lima da Mata (titular da 3ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Santana) e ao vice-presidente juiz Mário Euzébio Mazurek (titular do Gabinete nº 01 da Turma Recursal), que têm muitos planos para seguir em frente com esta missão”, complementou a presidente da AMAAP, juíza Elayne Cantuária.
- Macapá, 29 de outubro de 2019 –
Assessoria de Comunicação do TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Terça, 29 Outubro 2019 11:23