Presidente do TJAP reúne com juízes e inicia preparativos para o Mês Nacional do Júri
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) iniciou os preparativos para o Mês Nacional do Júri, que ocorrerá de 1º a 29 de novembro de 2019. O presidente da Corte, desembargador João Lages, começou a visitar as comarcas do estado, e reunir com os juízes das unidades competentes para julgar crimes dolosos contra a vida, solicitando a adoção de providências para a realização do evento.
Na manhã desta quinta-feira (24/10), o desembargador-presidente reuniu-se com os juízes que respondem pelas varas de Tribunal do Júri de Macapá e de Santana, as duas maiores comarcas do estado. “Nossa ida nesses fóruns é tão somente para verificarmos o que os operadores do direito - defensores públicos, promotores de justiça e juízes estão precisando para a realização dessa força conjunta nos julgamentos de crimes hediondos, que são aqueles contra a vida”, adiantou o desembargador.
O chefe do Poder Judiciário afirmou ainda que as unidades deverão dar prioridade aos processos com réus presos, e acusados de feminicídio que estão há mais tempo em tramitação, a fim de que sejam cumpridas as metas da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enasp). “Será um mês não só de julgamentos, mas um período para chamarmos a atenção para essa violência desenfreada que vem tomando conta do país. Nós, que integramos o Sistema de Justiça, devemos estar atentos para isso”, acrescentou.
De acordo com a juíza titular da 1ª vara do Tribunal do Júri da Comarca de Santana, Priscylla Peixoto Mendes, o Mês Nacional do Júri é mais um reforço nas sessões de julgamentos que acontecem na comarca. “Nós temos agendadas sessões plenárias de júri para todos os dias úteis do mês de novembro, divididas entre a 1ª e a 2ª Vara Criminal. Essa preocupação do presidente do TJAP de escutar as nossas necessidades e prestar o apoio que precisamos é muito importante”, afirmou
Para o Defensor Público Geral do Estado, Diogo Grunho, “esta é uma iniciativa louvável do desembargador-presidente em escutar, não só os magistrados, mas os promotores de justiça e defensores públicos, para conhecer as dificuldades e buscar soluções para que possam cumprir essa pauta do Mês do Júri, com isso trazendo bons resultados para a população que espera respostas da nossa Justiça”, declarou.
Além do desembargador-presidente João Lages e o defensor público Geral do Estado, Diogo Grunho, também participaram das reuniões os magistrados Luiz Nazareno Borges Hausseler, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá; Priscylla Peixoto Mendes, titular da 1ª Vara Criminal e de Tribunal do Júri de Santana; Roberval Pantoja Pacheco, juiz substituto em exercício na 2ª Vara Criminal e de Tribunal do Júri de Santana; os defensores públicos Thiago Lima, José Rodrigues dos Santos Neto, Sidney João Silva Gavezza, Rômulo Queiroz de Carvalho, e a promotora de Justiça da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá, Klisiomar Monteiro.
- Macapá, 24 de outubro de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 24 Outubro 2019 16:05