Programa de Mediação Escolar e Social do TJAP encerra curso “Aluno Conciliador” com a formação de 35 alunos

ALUNOCONCILADOR (01).jpegA escola deve ser um espaço de aprendizado e boa convivência. As experiências vividas dentro do ambiente escolar podem ser decisivas para a formação de cada cidadão. Desta forma, visando a promoção da cultura de paz, o Programa de Mediação Escolar e Social do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) encerrou, na última sexta-feira (18/10), mais um curso Aluno Conciliador, com a formação de 35 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes.

ALUNOCONCILADOR (9).jpegSegundo a supervisora do Programa de Mediação Escolar, Euzinete Bentes, após a conclusão do curso os alunos deverão prosseguir na aplicação prática das técnicas e teorias aprendidas durante os encontros. “Dentro do ambiente escolar e com o auxílio do Núcleo de Mediação Escolar, os alunos darão continuidade realizando círculos de diálogo. A ideia é que todos na escola consigam absorver a cultura da paz e resolver conflitos por intermédio de uma boa conversa”, explicou.

ALUNOCONCILADOR (6).jpegUma das primeiras tarefas dos alunos conciliadores será a organização de uma palestra com a temática “Namoro Sem Violência”. A intenção é que a abertura da palestra aconteça no TJAP. “São jovens falando para os adultos que o namoro precisa ser sem violência, precisando sim ser por meio do diálogo, do entendimento e, acima de tudo, do respeito. Eles ficaram muito felizes com a proposta, aceitaram imediatamente e já começaram a se programar para o evento”.

Sobre a conclusão do curso, Euzinete destacou a receptividade e satisfação por parte do corpo docente e discente da escola. “Está fazendo muita diferença dentro do ambiente escolar, eles estão aceitando de uma forma tranqüila. Todos que participam do curso saem felizes e relatam a mudança de pensamento e a necessidade de poder passar em frente o conhecimento adquirido”, finalizou.

Além dos 35 alunos de Ensino Médio formados nesta edição, a escola Antônio Cordeiro Pontes já havia formado outros 38 alunos do Ensino Fundamental.

ALUNOCONCILADOR (10).jpegParticipante do curso, o aluno Marcos Vinicius agradeceu aos profissionais que estiveram conduzindo as aulas e ressaltou o impacto que os ensinamentos já trouxeram para sua vida. “Eu aprendi muito, pude evoluir como pessoa e, inclusive, utilizar no meu cotidiano algumas das técnicas de mediação e conciliação”, afirmou o estudante.

ALUNOCONCILADOR (3).jpegAdrian Christian, de 18 anos, incentivou que novos colegas possam participar das próximas edições do curso. “Esse curso pode nos abrir várias portas, nos prepara para resolvermos nossos conflitos e ajudarmos na resolução de conflitos externos também. Então, é fundamental a participação de mais alunos neste projeto para que mais pessoas possam ser transformadas com estas práticas”, concluiu.

- Macapá, 21 de outubro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD