TJAP antecipa medidas para atender recomendação do CNJ quanto a celeridade no julgamento de crime dolosos contra a vida

CNJ CELERIDADE.jpgO Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a Recomendação nº 289, contendo medidas para otimizar o julgamento de crimes dolosos contra a vida. O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) antecipa providências para o cumprimento da Recomendação, que inclui implementação de turmas e câmaras especializadas para julgamento de processos de competência do Tribunal do Júri, bem como uso de sistemas de videoconferências em atos processuais das ações penais, durante as sessões.

CNJ CELERIDADE (3).JPGO TJAP realizou reunião sobre as primeiras tratativas para um Acordo de Cooperação com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), visando instalar equipamentos de videoconferência em todas as comarcas do estado. “Por meio de videoconferências conseguiremos realizar mais julgamentos e ouvir testemunhas até fora do estado”, explicou o juiz auxiliar da Presidência do TJAP, Paulo Madeira. A previsão é que o acordo seja assinado até o fim do ano, e os aprimoramentos cheguem a todas as comarcas do Amapá.

São 500 mil homicídios a cada dez anos no Brasil, e 30% prescrevem também em razão do acúmulo de processos nos tribunais de justiça, que hoje somam 120 milhões.

CNJ CELERIDADE (2).jpgEm Macapá não há prescrição, afirma o juiz Luiz Nazaré Borges Housseler, titular da 1ª Vara do Tribunal do Juri de Macapá. “A recomendação do CNJ abrange o tema de forma geral, mas o Tribunal de Justiça do Amapá já está mil anos luz à frente dos outros tribunais no quesito celeridade. Julgamos com rapidez, não temos um índice elevado de prescrição”, enfatizou o magistrado.

CNJ CELERIDADE (1).jpgA 1ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá realiza, em média, 130 a 160 julgamentos por ano, segundo dados de sua Secretaria, em consonância com o Tucujurômetro, ferramenta virtual que mede a produtividade do Judiciário amapaense. As demandas acontecem três vezes por semana, e no mês de novembro se intensificam, por meio de mutirões, para dobrar o número de processos julgados.

        

- Macapá, 17 de outubro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD