Equipes do NUPEMEC/TJAP cumprem extensa agenda de trabalho no Vale do Jari
No período de 2 a 5 de outubro as comarcas de Laranjal e Vitória do Jari receberam a equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (NUPEMEC/TJAP), que tem como coordenadora a desembargadora Sueli Pini. A extensa agenda de trabalho no Vale do Jari, região sul do Estado do Amapá, incluiu cursos, inauguração do Cejusc Jari, realização de audiências, atendimentos diversos, dente outros.
“Foram dias de intensas atividades. Agradecemos o empenho das comarcas de Laranjal e Vitória do Jari pela calorosa receptividade e na ajuda nesse exercício de cidadania a quem precisa”, pronunciou a desembargadora.
ATIVIDADES REALIZADAS
- Inauguração da Central de Conciliação- A Central de Conciliação de Laranjal do Jari (CEJUSC JARI) passa a funcionar no fórum da comarca em um espaço de 26,96m², três salas para sessões de conciliação e mediação, secretaria e sala de espera.
- Realização de Cursos- A equipe também ministrou cursos de resolução de conflitos nos dois municípios. A capacitação abordou técnicas de conciliação, mediação, negociação, noções sobre Programação Neurolinguística (PNL), constelações familiares e oficinas de parentalidade.
“Os cursos integram o calendário de atividades que nós resolvemos iniciar pelo Vale do Jari, e nessas capacitações nós tratamos sobre a política de conciliação, legislação, métodos consensuais de resolução de conflitos e atividades de constelação familiar. Ainda este ano outros municípios receberão a mesma ação”, esclareceu a assessora jurídica e conciliadora do NUPEMEC, Sônia Ribeiro.
- Realização de Audiências- Na ação foram realizadas ainda sessões e audiências processuais e pré-processuais com processos que tramitam nas varas de família, juizados especiais, cíveis e criminais.
Raimundo dos Reis Abreu e Luziete Chaves da Silva que conviveram maritalmente por 16 anos aproveitaram o momento para oficializar a dissolução de união estável. Foi a primeira audiência pré-processual no novo CEJUSC. “Fiquei satisfeito com o atendimento que recebi aqui nesta central, foi tudo muito rápido, agradeço”, disse Raimundo Abreu.
Em outro termo foi realizada a audiência de conciliação solicitada pelo senhor Rubens Alexandre Soares que pleiteava a paternidade como pai afetivo de Juliana Fernandes Schneider, filha de José Antonio Oliveira Sila e Maria Dinair Fernandes Silva. “Agradeço muito a equipe da Justiça do Amapá por este momento, só faltava isso para completar minha felicidade de pai”, declamou.
AÇÕES EM VITÓRIA DO JARI
Em vitória do Jari a equipe do NUPEMEC agendou a inauguração da Central de Conciliação (CEJUSC Vitória) para dezembro de 2019 culminando com outra grande ação no mesmo modelo da realizada em Laranjal.
As atividades realizadas no Vale do Jari estão previstas na Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, em alinhamento com os ditames do Planejamento Estratégico do Judiciário local, que inclui capacitações, supervisões, mutirões e outras atividades.
- Macapá, 09 de outubro de 2019 –
Com fotos e informações do NUPEMEC/TJAP
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 09 Outubro 2019 08:10