Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes é tema de curso ofertado pela Escola Judicial do Amapá

cursodepoimentoespecial (1.jpgTeve início hoje na Escola Judicial do Amapá (EJAP) e prossegue até amanhã (09) o curso Depoimento Especial de Criança e Adolescente que tem como formadores a juíza do TJ do Maranhão e mestre em Direito, Sara Fernanda Gama, que também integra o Núcleo de Aprimoramento dos Serviços Extrajudiciais da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão, e o doutor e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e analista judiciário, Lucas Danilo Aragão Guimarães. A capacitação reúne magistrados, servidorese  profissionais que fazem parte da rede de proteção à criança e ao adolescente.

cursodepoimentoespecial (7).jpg“A Lei que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente – Depoimento Especial está em vigor desde abril de 2017, mas é necessário um trabalho em conjunto para assegurar seu cumprimento. Estamos aqui para capacitar os magistrados e trocar experiência para dar efetividade à lei e proteger as nossas crianças e adolescentes”, afirmou a juíza Sara Fernanda.

Para Lucas Guimarães, “uma das principais prerrogativas do treinamento é permitir essa qualificação da equipe multidisciplinar, assim como dos magistrados, diante do rito processual que ocorre no Depoimento Especial”, reiterou.

cursodepoimentoespecial (37).jpgPara o juiz Davi Schwab Kohls, titular da 1ª Vara de Competência Geral e Tribunal do Júri da comarca de Laranjal do Jari, “criança e adolescente não é só um tema das varas específicas, porque todos os juízes são obrigados pela lei a usar a técnica para coleta do Depoimento Especial, sendo esse treinamento de extrema relevância para todos”.

cursodepoimentoespecial (35).jpgA psicóloga do Centro de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Thalyta Arianny Hortensio dos Santos, disse que “a prioridade é sempre a proteção e o acolhimento das  crianças e adolescentes, e esse tipo de capacitação traz um ganho enorme para os que trabalham diretamente com vítimas e até agressores”, resumiu.

- Macapá, 07 de Outubro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD