Acadêmicos de Direito de Macapá participam de palestra e visita no TJAP

carmopalesoutubr (1).jpgNa manhã desta segunda-feira (07/10), acadêmicos de Direito de várias instituições universitárias vieram ao Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) encontrar o desembargador Carmo Antônio de Souza, que proferiu palestra sobre o funcionamento do Poder Judiciário, e ciceroneou os alunos em uma visita monitorada pelos setores do TJAP.

carmopalesoutubr (8).jpg A palestra "Organização do Poder Judiciário" ocorreu no auditório do Pleno, com subtemas temas amplos e de fácil compreensão: “A organização do Poder Judiciário no Brasil e no Amapá”; “O contraste de realidades entre os tribunais pelo país”; “A nova dinâmica da Justiça de pacificar e desjudicializar a demanda para economizar e tornar mais eficaz a atuação do Poder Judiciário”; como também esclarecimento de dúvidas sobre a própria operação Lava Jato, foram os principais pontos da abordagem.

Segundo o desembargador Carmo Antônio, o Judiciário brasileiro tem hoje 119 milhões de processos. De acordo com o magistrado, “vivemos em um novo momento, no qual as instituições devem não mais formar profissionais litigantes, mas conciliadores, o único meio viável para a desinflação da justiça e sua plena eficácia e eficiência”. O desembargador explicou ainda que “este contato com a Justiça facilita a aprendizagem do aluno e ao mesmo tempo permite ao Judiciário se apresentar aos acadêmicos e à sociedade”.

Entre as instituições presentes: as Faculdade Estácio Amapá e Estácio Macapá ocuparam metade das cadeiras do plenário, mas os acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) também participaram.

carmopalesoutubr (15).jpgHavia acadêmicos até mesmo de outros cursos, como a Anne Letícia. que cursa Ciências Sociais. "Compreender o Direito e a estrutura do Poder Judiciário nos dá base para agir diante da Justiça com esse conhecimento", frisou Letícia.

Alguns estudantes de Direito que participaram da palestra nunca haviam visitado a sede do Poder Judiciário no Estado.

carmopalesoutubr (19).jpgO professor Everton Pernafort, coordenador da visita pela Estácio Macapá, explicou porque esse trabalho deve ser realizado. "Aqui os estudantes têm a oportunidade de conhecer exatamente cada unidade, onde procurar as varas, e onde interpor os recursos", argumentou.

Além da palestra os alunos conheceram todas as diretorias que compõem o prédio do Tribunal de Justiça, em seus três andares, e puderam ver que a Justiça “é acessível sim", enfatizou o desembargador Carmo Antônio.

carmopalesoutubr (4).jpg"Durante muito tempo o Poder Judiciário foi visto como uma caixa preta, mas, na verdade não é. Nós somos membros da comunidade como quaisquer outros, porém, em determinado momento estamos desempenhando estas funções, então, a finalidade desta visita também é quebrar esse mito, para que os estudantes percebam que também passamos por bancos acadêmicos um dia", finalizou o magistrado.

- Macapá, 08 de Outubro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD