2ª Vara Cível da Comarca de Santana encerra a terceira etapa do projeto “A Própria Ação de Vida”

projapropriaçãodevida (1).jpgA 2ª Vara Cível da Comarca de Santana, sob a coordenação da Central Psicossocial e o apoio de parceiros, realiza o projeto “A Própria Ação de Vida”, que visa oportunizar as pessoas usuárias de drogas e implicadas em processos judiciais, a participarem de medidas alternativas, nas esferas jurídico processual e de caráter terapêutico, por meio de um conjunto de ações articuladas com o poder público. O projeto, que já entrou em sua terceira etapa, teve mais um ciclo de atividades, no período de 30 de setembro a 03 de outubro, no plenário do Fórum santanense.

projapropriaçãodevida (2) - Copia.jpgNesta fase, foi realizado o Curso Introdutório sobre Drogas, que teve como público-alvo profissionais da área de saúde e assistência, conselheiros sociais, estudantes de graduação, servidores do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e do Ministério Público do Estado (MP-AP), voluntários e ONGs com práticas relacionadas ao atendimento de usuários/dependentes de álcool, tabaco e outras drogas.

projapropriaçãodevida (4).jpgDurante o curso foram apresentados dados de pesquisa envolvendo a população amapaense atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS AD). O estudo foi abordado pelo enfermeiro Ruan Patrick Souza, servidor do Estado que concluiu seu mestrado nesta área.

Os demais facilitadores que atuaram nesta etapa do projeto foram a psicóloga Elizabeth Guedes, da Central Psicossocial das Varas Cíveis e Criminais; a psicóloga Eliany Rodrigues do núcleo Psicossocial do Juizado da Violência Doméstica de Santana; a psicóloga Adriele Sussuarana, servidora da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); a assistente social Neide Santos, supervisora do CEJUSC/Santana; além da pedagoga Lucivane Sales.

A juíza Eliana Pingarilho, titular da 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública e diretora do Fórum de Santana, enxerga o curso como uma fase importante para que as próximas etapas sejam efetivadas. “Conclui que os objetivos do projeto, inicialmente traçados, vêm sendo alcançados de forma eficaz e com qualidade”, pontuou.

Para a psicóloga Adriele Sussuarana, “o curso teve como principal objetivo sensibilizar diversos profissionais, em especial da Saúde e da Assistência Social sobre o perfil dos usuários de drogas e a Política de Redução de Danos e o manejo clínico de pacientes que fazem uso de drogas”.

- Macapá, 07 de Outubro de 2019 –

Com fotos e informações da Comarca de Santana

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD