Magistrados e servidores do TJAP participam de palestra proferida pelo autor penalista Rogério Greco

PALESTRAGRECOOLIVEIRA (01).jpgMagistrados, servidores da Justiça e acadêmicos lotaram o Plenário do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), na manhã desta sexta-feira (04/10), para prestigiar a palestra “Direito Penal na Atualidade e o Sistema Prisional no Século XXI”, promovida pela Escola Judicial do Amapá (EJAP). Conduzida pelo professor penalista Rogério Greco, ex-procurador do Ministério Público de Minas Gerais, e pelo juiz Vanderley de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Pará, a palestra abordou aspectos evolutivos do crime organizado no país e metodologias eficazes para combate à violência.

PALESTRAGRECOOLIVEIRA (34).jpgCom aproximadamente 20 livros publicados, Rogério Greco dedica-se, após aposentadoria do Ministério Público mineiro, à vida acadêmica. Na palestra, o jurista apresentou a evolução da criminalidade no Brasil. “É preciso entender os fenômenos que levaram a este crescimento exponencial de violência, que vem desde o final da década de 1970, com o surgimento do Comando Vermelho”, exemplificou.

 

No segundo momento da palestra, o juiz Vanderley de Oliveira, titular da 3ª Vara do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Belém/PA, apresentou o projeto “Reescrevendo Nossa História”, de combate à criminalidade na capital paraense. Destinado a jovens em situação de vulnerabilidade, além de egressos dos sistemas socioeducativo e penitenciário, o projeto já atendeu cerca de cinco mil pessoas, promovendo acesso à educação, saúde, cursos profissionalizantes, musicalização entre outras atividades.

PALESTRAGRECOOLIVEIRA (21).jpg“Somos desafiados a mudar essa realidade instalada em nosso país, contribuindo com o pacto de cidadania que assumimos há 30 anos com a Constituição Federal, que afirma ser dever da família, da sociedade e do estado garantir o mínimo existencial para o desenvolvimento saudável do cidadão. Então hoje pudemos apresentar esta boa prática desenvolvida em nossa cidade, que já alcançou o índice de 80% de ressocialização”, ponderou o magistrado.

 

PALESTRAGRECOOLIVEIRA (50).jpgDiretor da EJAP em exercício, o desembargador Carmo Antônio de Souza agradeceu a disponibilidade dos juristas para compartilharem conhecimento e experiências com magistrados e servidores do TJAP.  “Aproveitamos a vinda ao Amapá do professor Rogério Greco e do juiz Vanderley de Oliveira, para eventos em faculdades de Direito, e os convidamos para compartilhar com nossos magistrados, servidores e público externo também, oportunizando a participação de advogados e acadêmicos”, enfatizou.

 

PALESTRAGRECOOLIVEIRA (35).jpgO titular da Vara Única da Comarca de Amapá, juiz José Castellões Menezes Neto, elogiou a iniciativa do Tribunal de Justiça, por meio da EJAP. “Foi um momento de reflexão acerca do tema, muito produtivo e enriquecedor, pois é  fundamental oportunizar seu corpo de servidores com palestras proferidas por grandes nomes do Direito brasileiro”, disse o magistrado.

- Macapá, 04 de outubro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD