05 de Outubro: Tribunal de Justiça do Amapá celebra 28 anos da posse dos juízes do primeiro concurso
Há 28 anos, jovens cheios de sonhos e comprometidos com a Justiça tornaram-se os primeiros juízes aprovados no concurso público da magistratura no Amapá. Mulheres e homens que são verdadeiros desbravadores, tiveram o desafio de serem pioneiros na edificação do Judiciário Amapaense. Competência, sabedoria e vontade de crescer são atributos que os fazem levar o nome da Justiça do Amapá ao topo dos mais honrosos tribunais do país.
Jovens e entusiasmados profissionais compuseram a turma de juízes de 1991, são eles: Carmo Antônio de Souza, Raimundo Vales (aposentado) Emanuel Moura Pereira (in memoriam), Agostino Silvério Júnior, Constantino Augusto Tork Brahuna (aposentado), Francisco Souza de Oliveira (in memoriam), José Eustáquio de Castro Teixeira (exoneração voluntária), César Augusto Souza Pereira (aposentado), Ivan José Ramos Álvaro (in memoriam), João Bratti (aposentado), Sueli Pereira Pini, Eduardo Freire Contreras, Rommel Araújo de Oliveira, Sidney de Melo, Mário Euzébio Mazurek, Stella Simone Ramos, João Guilherme Lages Mendes, Alaíde Maria de Paula, Rui Guilherme de Vasconcelos Filho (aposentado), Antônio Ernesto Colares, César Augusto Scapin, José Luciano de Assis, Reginaldo Gomes de Andrade, Décio José Santos Rufino, Paulo Antônio Fidalgo (exoneração voluntária), José Hilmo Haas (in memoriam) e Adão Joel Gomes de Carvalho.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador João Lages, recorda o árduo caminho de estudos, renúncias e dedicação para alcançar a aprovação no concurso. “Se antes faltava tecnologia, sobrava comprometimento, dedicação e verdadeiro amor ao trabalho de todos. Hoje é um orgulho dizer que ambos andam de mãos dadas”, disse o magistrado.
“Em nenhum momento desistimos ou perdemos a esperança de fazer da nossa Justiça aquela que sempre idealizamos: séria, eficiente e transparente. Ainda temos muito a realizar, mas devemos nos orgulhar de tudo que já alcançamos, porque cada conquista resulta do trabalho, das horas de estudo, e, principalmente de uma característica comum a todos nós, a proximidade com o povo, o diálogo direto com a sociedade e a disposição para sempre encontrar caminhos novos para a boa prestação jurisdicional”, destacou.
Dentre os 27 juízes, nove deles ascenderam ao desembargo: Carmo Antônio de Souza, Raimundo Vales (aposentado), Agostino Silvério Júnior, Constantino Augusto Tork Brahuna (aposentado), Sueli Pereira Pini (atual vice-presidente do TJAP), César Augusto Souza Pereira (aposentado), João Guilherme Lages Mendes (atual presidente do TJAP), Rommel Araújo de Oliveira e Eduardo Freire Contreras (atual corregedor do TJAP).
O desembargador Carmo Antônio de Souza, aprovado em 1º lugar no concurso, recorda que longas horas de estudo, dedicação e acima de tudo compromisso com a profissão que escolheram marcam a trajetória dos 27 aprovados que elegeram o Tribunal de Justiça do Amapá como sua segunda casa.
“Uma experiência primeiramente assustadora pelas novidades que se apresentavam, mas antes de tudo, a realização de um sonho. Partindo da dificuldade do uso das máquinas de escrever manuais, da utilização do simples papel carbono chegando à atual informatização e modernização”, ressaltou o desembargador Carmo Antônio.
Entre os aprovados naquele primeiro concurso público para juízes de Direito, apenas três mulheres, cujo trabalho desenvolvido é símbolo de orgulho para a família do Judiciário Amapaense: Sueli Pini, Stella Ramos e Alaíde Maria de Paula. Mulheres que têm demonstrado dedicação, sabedoria, competência e doação para que o Judiciário possa garantir sua principal missão: Justiça e Cidadania para todos.
Com os pés na estrada de cada rincão desse estado, as mãos dedicadas a buscar soluções rápidas e justas, a mente inquieta na construção constante de ideias inovadoras e o coração pulsando no ritmo das marés do rio Amazonas, os magistrados que celebram esta data, por sua humanidade vivenciada em grande parte na realização da Justiça, estão de parabéns.
- Macapá, 04 de Outubro de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 04 Outubro 2019 14:13