TJAP realiza Capacitação sobre o Novo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do CNJ
Com sala lotada, a Escola do Judicial do Amapá (EJAP) recebeu, na manhã desta segunda-feira (30), magistrados, técnicos e chefes de gabinete dos juizados da Infância e Juventude de todo o Estado para capacitação sobre o novo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Tendo como ministrante a servidora Izabely Fontana Mota, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, o curso é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo a ministrante e servidora do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Izabely Fontana Mota, “o novo Sistema busca registrar e controlar todos os dados relevantes desde a entrada das crianças e adolescentes no acolhimento até sua saída efetiva”. A servidora explicou também que o objetivo maior da mudança é que crianças e adolescentes fiquem o mínimo necessário em programas de acolhimento.
“Nesta nova versão, se integram funções do antigo CNA (Cadastro Nacional de Adoção) com as do CNCA (Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos), emitindo no mesmo sistema a guia de acolhimento ou desligamento, conforme o caso”.
A Juíza Stella Ramos, titular do Juizado da Infância- Área Cível e Administrativa, presente ao treinamento, afirmou que o juizado, por lidar diretamente com os cadastros, vai aderir ao novo sistema. “O juizado da capital é o que mais tem demanda e, além de ser muito prático, o novo SNA vai trazer muitas facilidades para que consigamos atender todas elas”, afirmou a magistrada, acrescentando que o juizado irá se esforçar ao máximo para atender ao CNJ.
Segundo o juiz titular da Comarca de Amapá, José Castelões, o novo sistema facilitará o acesso dos pretendentes às crianças e adolescentes que estão para adoção em todo Estado. “O sistema será primordial para que as pessoas tenham acesso à informação de quais crianças e adolescentes estão disponíveis e quais correspondem aos perfis solicitados”, detalhou.
“A lista de pretendentes será maior e, consequentemente, essas crianças ficarão menos tempo em acolhimento”, complementou o magistrado.
Para o serventuário da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude, Ladilson Costa Moita, a parceria entre o Tribunal de Justiça do Amapá e o Conselho Nacional de Justiça é muito valorosa. “Instruir juízes e servidores sobre a operacionalidade do sistema é dar mais visibilidade e agilidade na resolução dos casos de milhares de crianças”, comemorou.
Atualmente há mais de 9.600 crianças cadastradas e mais de 46 mil famílias nacionais e 233 estrangeiras habilitadas à adoção. O treinamento veio com objetivo de mostrar as novas funcionalidades do sistema e como irá melhorar a vida das crianças e adolescentes acolhidas em todo Brasil. A expectativa é que até dia 12 de Outubro o Amapá esteja interligado nacionalmente com o novo sistema.
- Macapá, 30 de setembro de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Segunda, 30 Setembro 2019 13:25