Presidente do TJAP cumpre intensa agenda de trabalho no Vale do Jari
Em visita institucional ao Vale do Jari, no sul do estado do Amapá, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador João Guilherme Lages Mendes, e comitiva cumpriram intensa agenda na região na última quinta-feira (26). A comitiva incluiu o juiz auxiliar da Prasidência, Paulo Madeira, e o chefe de Gabinete da Presidência, Veridiano Colares, além de servidores das Assessorias Jurídica, de Comunicação, Planejamento e de Cerimonial.
Um das primeiras paradas da programação foi na Rádio Laranjal FM 87,9, quando conheceu parte dos anseios e demandas do público por meio das perguntas e intervenções dos radialistas Walmiro Santana, Alexandro Moreno e Sérgio Abreu (que participou direto de Portugal). O desembargador-presidente aproveitou a oportunidade para falar sobre a Audiência Pública que se realizou no dia seguinte. “Nossa missão na região, como em todas as demais do nosso estado, é mapear a atividade judiciária desenvolvida ali e escutar os anseios da sociedade, assim como dos seus representantes políticos”, esclareceu o magistrado na ocasião.
A agenda seguiu com uma reunião com magistrados e servidores da comarca de Laranjal do Jari, realizada no Plenário do Fórum da cidade, quando foi recebido pelos juízes Julle Anderson de Souza Mota, diretor do Fórum e titular da 2ª Vara de Competência Geral da comarca; Davi Schwab Kohls, titular da 1ª Vara de Competência Geral; Almiro do Socorro de Avelar Denuir, titular da 3ª Vara de Competência Geral, e Zeeber Lopes Ferreira, titular do Juizado Especial Cível, Criminal e de Fazenda Pública da comarca de Laranjal do Jari, além de mais de 30 servidores do Fórum.
O diretor do Fórum de Laranjal do Jari, Julle Anderson, ressaltou a importância de que a alta gestão do Tribunal visite e conheça de perto a realidade das comarcas mais distantes, “até para entender as limitações e dificuldades que temos para nos deslocar entre um fórum e outro, que já são grandes no verão, mas principalmente no inverno”.
Reunião semelhante foi realizada no Fórum de Vitória do Jari, quando a comitiva foi acolhida pelo juiz titular da Vara Única da comarca e diretor, juiz Fábio Silveira Gurgel do Amaral, e seus servidores. Em ambos os encontros o magistrado pôde dialogar e esclarecer magistrados e servidores quanto a demandas internas ao Poder Judiciário, desde produtividade das unidades jurisdicionais à sua própria manutenção diante da necessidade do público dependente deste poder para o exercício de sua cidadania.
Segundo o juiz Fábio Gurgel, a visita institucional da Presidência “é um sinal da importância que a alta gestão dá às condições de trabalho e de vida, tanto do servidor e magistrado quanto da população atendida na comarca”. O magistrado acredita que reuniões de trabalho como estas é possível que ambos os lados conheçam as demandas e limitações um do outro, “e o presidente demonstrou estar muito aberto a ouvir tudo, inclusive nossa servidora mais antiga - Dona Rai, que está aqui há 16 anos, antes mesmo da fundação da comarca - e foi um encontro muito produtivo”.
Mais tarde, ainda no mesmo dia, o presidente do TJAP presidiu, a convite do presidente em exercício da Câmara, vereador Rui Pinto Duarte, sessão especial do Poder Legislativo Municipal de Laranjal do Jari, apresentando uma prévia do que consistiria a Audiência Pública e escutando demandas dos legisladores e do prefeito, representantes democraticamente eleitos pela população local.
O desembargador-presidente observou que o Amapá vive, pelo menos desde que foi criado, após a promulgação da Constituição de 1988, uma economia de contracheque, baseada nos salários do serviço público. “Isso não pode continuar, pois quem gera riqueza, empregos e paga impostos é a iniciativa privada, e precisamos nos unir para mudar essa realidade e tornar o potencial deste estado uma realidade”, defendeu.
A programação do dia encerrou-se com a participação do presidente e do juiz auxiliar da Presidência no palco da inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Laranjal do Jari, pela prefeitura municipal. O prédio foi batizado com o nome da jovem Aline Silva, mantendo vivo o nome da falecida filha do procurador Raul Silva Júnior e da advogada Elaine Brito, e neta dos comunicadores Raul e Janete Silva.
Na ocasião, o desembargador João Lages recebeu, em nome do Tribunal de Justiça do Amapá, a placa de Honra ao Mérito Social das mãos do prefeito Márcio Serrão, pelos relevantes trabalhos sociais realizados pelo Poder Judiciário em todo o estado e, em especial, no Vale do Jari.
- Macapá, 27 de Setembro de 2019 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 27 Setembro 2019 17:04