Casa de Justiça e Cidadania promove mais uma ação de cidadania no IAPEN

REGISTRO PRESO IAPEN (1).JPGViabilizar o reconhecimento voluntário de paternidade e possibilitar acesso a 2ª via de documentos para garantir direitos civis a detentos. Essas são as finalidades dos programas “Pai Presente” e “Eu Existo – Registro Legal para o preso”, que realizou mais uma ação no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN-AP) na manhã desta sexta-feira (27/09). A atividade é exercida pela Casa de Justiça e Cidadania, com o apoio do Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade Estácio FAMAP; Rede SUPERFÁCIL e Secretaria Estadual do Trabalho.

REGISTRO PRESO IAPEN (9).JPGNa ação, internos do pavilhão masculino tiveram acesso à assistência jurídica dentre outros serviços que oportunizam o exercício da cidadania. O programa Eu Existo: Registro Legal para o Preso visa permitir que os reeducandos do IAPEN acessem direitos básicos.

shoppingcasajust_3.jpgSegundo a supervisora da Casa de Justiça e Cidadania, Linda Miranda, foram atendidos aproximadamente 47 internos em vários serviços como orientação jurídica geral e emissão de Certidão de Nascimento, por meio do Programa Pai Presente, com reconhecimento de paternidade.

“É uma forma de oportunizar um recomeço de vida com dignidade”, enfatizou a supervisora, destacando que “isso só pode acontecer se o reeducando estiver com seus documentos regularizados, para lá fora poder estudar e trabalhar”. 

REGISTRO PRESO IAPEN (5).JPGPara a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio Amapá (FAMAP), professora Ester Almeida, é de extrema importância lembrar ao detento que ele não foi esquecido e que pode ser ressocializado. “As ações de hoje são uma forma de cooperar com o reeducando, não só no aspecto jurídico mas também de forma humanizada”. A coordenadora ressaltou ainda que, além de ser uma oportunidade de aprendizado para os alunos no NPJ, é um serviço de atenção essencial aos apenados. 

REGISTRO PRESO IAPEN (2).JPGA acadêmica do 8º semestre de Direito, Lusinete Pantoja, estava presente auxiliando nas orientações jurídicas e elogiou a iniciativa do projeto, afirmando que “a preocupação da Justiça com o cidadão que está privado de liberdade é muito valorosa”, e acrescentou que as orientações são "experiências enriquecedoras para a evolução acadêmica, pois permitem vivenciar o direito na teoria e na prática”.

REGISTRO PRESO IAPEN (8).JPGA Casa de Justiça e Cidadania realiza as ações dos programas “Eu Existo - Registro Legal para o preso” e “Pai Presente” sempre na última sexta-feira de cada mês no IAPEN.

- Macapá, 27 de Setembro de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD