Culto Ecumênico marca programação da Semana Nacional do Trânsito no Fórum da Comarca de Macapá
Como atividade que integra a programação da Semana Nacional do Trânsito, foi realizado um Culto Ecumênico no Plenário do Fórum da Comarca de Macapá, na manhã desta quinta-feira (26/09). "Não basta punir e educar, mas precisamos tocar o aspecto espiritual, pedindo ajuda ao Altíssimo para melhorar a segurança do trânsito em nossa cidade”, explicou o juiz Matias Pires Neto, titular da 5ª Vara Criminal da capital.
Para o promotor de justiça Felipe Menezes, que é dirigente espírita e participou do Culto Ecumênico, “o grande desafio é fazer com que a sociedade compreenda que o trânsito é feito de pessoas, e não só de automóveis e motocicletas, mas de gente que, assim como nós sai de casa apressado e a pressa é inimiga da paz no trânsito, que precisa de atitudes de respeito, amorosas, generosas”. O promotor complementou: “Que tenhamos a responsabilidade com nosso bem-estar, mas, sobretudo com o bem-estar do próximo”, enfatizou.
Pastor Evangélico, o promotor de justiça Iaci Pelaes disse que a iniciativa é muito importante para o trabalho da 5ª Vara, mas, sobretudo para aqueles que recebem uma penalidade ou medida adotada pelo juiz. “As palavras que foram ministradas aqui nos levam a uma profunda reflexão para uma mudança de conduta. Nos permitem pensar sobre como estamos nos comportando ao conduzir um veículo no trânsito. Identificando o próximo não apenas como alguém conhecido, mas todo aquele com quem nos relacionamos no dia-a-dia, e que em nosso coração esta preocupação possa estar presente todos os dias”, destacou.
O cantor e compositor Zé Miguel, pai de uma vítima fatal de acidente de trânsito, se manifestou “não apenas como pai de uma pessoa que teve sua vida ceifada no trânsito, mas como cidadão”. Zé Miguel lembrou: “Quem já passou por essa violência tem o entendimento de que qualquer um de nós pode passar por ela, então cabe a nós refletir sobre esse tema e procurar evitar que essas coisas aconteçam. O trânsito é para conduzir seres humanos, que o carro é apenas um veículo, o importante é a vida humana que estão dentro e fora dele”, enfatizou.
A unidade também protagonizou audiências admonitórias concentradas, com processos de crimes de trânsito com vítimas.
Durante as audiências, os acusados assistiram a palestras e vídeos educativos.
O Capitão Rodrigo Souza Pinto é chefe da Divisão de Inteligência e Operações do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual, disse que “é muito importante a iniciativa da 5ª Vara, com apoio do Batalhão, que trabalha nas rodovias estaduais neste sentido de conscientizar e educar”. De acordo com o Capitão, “as pessoas precisam ser conscientizadas de que elas são responsáveis, e não os veículos, pelo cometimento de acidentes, que vitimam o seu próximo – aquela criança que atravessa a rua, o idoso que está na faixa de pedestres, e o cuidado deve ser com todos”.
Responsável pelo setor de educação no trânsito da CTMac, Thomé Azevedo destacou que o órgão desenvolve seus projetos junto às escolas. “A gente tem despertado nas crianças, trazendo ao ambiente do Fórum, que as pessoas que não tem cuidado no trânsito, acabam enfrentando problemas com a Justiça. Quando trabalhamos as crianças, sabemos que elas serão multiplicadoras em suas casas e nas escolas”, finalizou.
O coral do Tribunal de Justiça do Amapá também se apresentou durante a celebração religiosa e arrancou aplausos dos presentes na cerimônia.
- Macapá, 26 de Setembro de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 26 Setembro 2019 11:49