Corregedoria do TJAP conclui correição na Comarca de Calçoene e segue para Amapá
Nos dias 23 e 24 de setembro, segunda e terça-feira desta semana, a comarca de Calçoene recebeu a equipe da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Amapá para sua Correição Ordinária Anual. Com trabalho que contempla tanto os âmbitos judicial (Varas Judiciais) quanto extrajudicial (cartórios), a atividade foi desenvolvida em campo por equipe que incluiu o desembargador-corregedor Eduardo Contreras e a juíza auxiliar da Corregedoria, Lívia Simone Cardoso.
A comarca, que tem como titular a juíza Marina Lorena Lustosa Vidal, recebeu de braços abertos a comitiva, disponibilizando todas as informações necessárias à correição.
Segundo a juíza, a correição realizada na unidade ocorreu sem intercorrência, em clima amistoso. “Com efeito, reputo que a ata de correição é uma ferramenta de contribuição para a melhoria de gestão e deve ser usada, tanto por magistrados e servidores, como forma de alinhar as ações aos objetivos e metas de nosso Tribunal”, relatou.
A juíza acrescentou ainda que “a atividade correcional é necessária para que sejam identificadas, pelo juiz gestor da Vara e por seus colaboradores internos, as possíveis situações que possam influenciar negativamente na contribuição da unidade para a gestão estratégica, revelando-se, ao fim e ao cabo, verdadeira ajuda na condução e monitoramento da gestão dos trabalhos da unidade jurisdicional”.
A atividade segue o cronograma do calendário das correições, quando são realizadas inspeções para apuração de fatos relacionados ao conhecimento e à verificação do funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, das serventias judiciais e dos serviços notariais e de registro, havendo ou não evidências de irregularidades.
Segundo a juíza Lívia Simone Cardoso, a correição ordinária é uma rotina de garantia, uma inspeção preventiva para possibilitar que sejam encontrados e corrigidos eventuais erros antes que repercutam, além de apontar sugestões para incremento da eficiência e produtividade da unidade. “Quando há uma irregularidade ou uma denúncia, ainda podemos fazer a correição extraordinária, mas é uma situação de exceção”, complementou.
De acordo com o corregedor Eduardo Contreras, nesta quarta (25) a equipe já se encontra em Amapá, “e seguirá a agenda ainda por outras comarcas ao longo dos próximos dias”.
Correição Ordinária Anual
A atividade judiciária, com suas diversas ramificações e complexidades específicas, precisa de supervisão constante para garantir sua qualidade e celeridade. Um dos mecanismos mais eficientes para tal é a Correição Ordinária, procedimento pelo qual a Corregedoria Geral do Tribunal visita anualmente cada comarca, revisando atos e prazos, eventualmente sugerindo melhorias para aprimorar a produtividade da unidade judiciária.
- Macapá, 25 de Setembro de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 25 Setembro 2019 08:44