Fórum de Macapá recebe Espetáculo teatral na Semana Nacional do Trânsito
O ambiente onde acontecem julgamentos, inclusive de crimes no trânsito, serviu de palco para artistas levarem, em linguagem lúdica, educação para um trânsito melhor, mais humanizado. Foi o que aconteceu na manhã desta terça-feira (24/09) quando o plenário do Fórum de Macapá, a convite da 5ª Vara Criminal da Comarca da capital, recebeu a equipe de arte-educadores da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e da Polícia Rodoviária Federal para uma performance cujo foco são os mais vulneráveis – ciclistas e pedestres.
Na plateia, além de servidores do Judiciário e convidados, as atrações foram acompanhadas por cerca de 150 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia. O juiz Matias Pires Neto, titular da unidade judiciária e responsável pela iniciativa, também foi parte integrante do espetáculo. “Chegamos à conclusão que só punir aquele que comete crime de trânsito não está resolvendo, então nós temos que trabalhar na educação, e ninguém melhor para reproduzir esses ensinamentos do que as crianças”, exemplificou o magistrado.
Segundo o coordenador do Departamento de Educação no Trânsito da CTMac, Thomé Azevedo, “as atividades desenvolvidas hoje nas escolas vêm mudando a realidade no trânsito da capital. Percebemos que as crianças protagonizam a faixa de pedestre quando levantam a mão e a partir daí orientam os adultos”, exemplificou.
A aluna da Escola Rondônia, Alice Vitória da Costa (10) anos, há nove meses desempenha o papel de Agente de Trânsito Mirim e, diferente de muitos adultos, sabe muito bem que ao dirigir o condutor deve usar cinto de segurança, não beber, usar o capacete afivelado e com viseira baixa. “Na faixa de segurança, ao levantar a mão, o pedestre também deve esperar os carros pararem para poder atravessar, caso contrário correm o risco de atropelamento”, aconselhou.
A chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito e Prevenção de Acidentes da Polícia Rodoviária Federal (GETRAN PRF/AP), Carmem Cunha, que comandou outra parte do espetáculo, também considera a educação como base para um trânsito melhor. “Quando a gente fala de prevenção ninguém melhor que as crianças para serem as maiores multiplicadoras desta ideia. Elas têm um peso maior dentro da família”, afirmou.
- Macapá, 25 de Setembro de 2019 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 25 Setembro 2019 06:42