Projeto “Círculos em Movimento” será lançado no Amapá durante seminário “Justiça Restaurativa e Construção de Paz”

organizaseminciruc (1).jpgO Amapá está entre os três estados brasileiros escolhidos para o lançamento do projeto “Círculos em Movimento”, uma iniciativa da Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS) em cooperação com a organização não-governamental Terre des Hommes, com apoio da Unesco/Criança Esperança e do SESI, por meio da plataforma Edulivre. No Amapá, o lançamento ocorrerá durante o seminário “Justiça Restaurativa e Construção de Paz – Colocando os Círculos em Movimento nas Escolas”, a ser realizado nos dias 09 e 10 de outubro, no auditório do SEBRAE. Os demais estados que receberão o projeto são Rio Grande do Sul e Ceará.

Porganizaseminciruc (2).jpgara a juíza Nelba de Souza Siqueira, titular da 3ª Vara do Juizado Especial Cível Central da Comarca de Macapá, e uma das coordenadoras do evento, a escolha do Amapá para receber o projeto resulta de uma conspiração favorável, que tem respaldo nas iniciativas em Justiça Restaurativa que vem sendo desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e pelo Ministério Público Estadual (MP-AP). “Vamos receber duas das maiores autoridades em Justiça Restaurativa do mundo, as pesquisadoras Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson, que contribuirão nos dois dias de seminário”, explicou a magistrada.

As pesquisadoras são autoras do “Manual Círculos em Movimento – Construindo Comunidades Escolares Restaurativas”, que inspira e é base para o projeto “Círculos em Movimento”, que será lançado durante o Seminário. Abraçado pelo Sistema S, a projeto será inserido à plataforma Edulivre, do SESI, para que seja amplamente acessado.

“O foco do projeto é a edificação de uma cultura de paz nas escolas do ensino fundamental, considerando a formação de gerações que compreendam o processo de auto responsabilização e solução dos próprios conflitos”, enfatizou a juíza Nelba Siqueira. Por esta razão, as 600 vagas disponibilizadas para o Seminário serão distribuídas entre os educadores das redes estadual e municipal de ensino.

De acordo com a magistrada, o lançamento do projeto em Macapá, com a realização de um seminário de grande porte, tem a expectativa de ser um motivador importante para que as ferramentas da construção da cultura de paz se multipliquem e se consolidem cada vez mais.

Além das convidadas internacionais, o evento também contará com as contribuições de palestrantes locais como a juíza Larissa Noronha, titular do Juizado da Infância e Juventude de Santana; promotora de justiça Sílvia Canela; professora Maria Goreth Góes, secretária de estado da educação; e Érica Patrícia Dias Góes, diretora da Escola Municipal de Educação Básica Piauí.

- Macapá, 1º de Outubro de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD