TJAP e AMAAP presentes na reinauguração do Palácio Nelson Salomão, sede da Assembleia Legislativa do Amapá

WhatsApp Image 2019-09-21 at 16.17.36.jpegO desembargador-corregedor do Tribunal de Justiça do Amapá, Eduardo Contreras, representando a presidência do TJAP, e a juíza Elayne Cantuária, presidente da Associação dos Magistrados do Amapá (AMAAP), estiveram presentes na reinauguração do Palácio Nelson Salomão, sede da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP). A cerimônia de reinauguração ocorreu na noite de sexta-feira (20).

WhatsApp Image 2019-09-21 at 16.17.37.jpegO espaço foi revitalizado e atende às exigências legais de acessibilidade, com modernas instalações para pessoas portadoras de deficiências. Além da reforma, foi realizada a construção e entrega do prédio anexo.

O que mudou na sede do Legislativo

Após as atividades terem sido transferidas para o Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço e o prédio ter passado por uma reforma completa (100%), a sede volta a receber deputados, servidores e os cidadãos amapaenses. O trabalho feito resgatou a imponência de um prédio, antes apagada pelo tempo. O espaço foi todo revitalizado e atende as exigências legais de acessibilidade, com modernas instalações para pessoas portadoras de deficiências.

WhatsApp Image 2019-09-21 at 16.17.37 (1).jpegAs mudanças podem ser observadas já na entrada. A área de acesso para o prédio sofreu alteração e ficou mais fácil o embarque e desembarque. Dentro, as modificações foram surpreendentes. Ganhou equipamentos de segurança como um scanner por raio-x com o objetivo de detectar armas de fogo, explosivos, armas brancas, objetos com potencial letal e inflamáveis. Além disso, foi adquirido portal de detector de metais, o que aumenta ainda mais a segurança de quem acessar as dependências do prédio, e os seguranças ainda terão o auxílio de cinco detectores portáteis. Conta também com um moderno sistema de monitoramento de câmera 24h. Ao todo são 30 câmeras FULL HD, instaladas.

WhatsApp Image 2019-09-21 at 16.17.37 (2).jpegA climatização foi reformada e é feita por 94 centrais de ar condicionado, com os compressores instalados em plataformas externas para facilitar a manutenção. O plenário, ganhou novas estações de trabalho, iluminação e um sistema totalmente digital de áudio e imagem.

As pessoas que acompanharem as sessões, terão condições de acompanhar a votação por meio do painel de votação digital, instalado no plenário da Casa. Além disso, a presidência criou o painel orçamentário do Estado. Nele, será possível acompanhar o orçamento do Legislativo, o que entra e sai. São modernidades para tornar a gestão ainda mais transparente.

A Casa ganhou um moderno estúdio para Rádio/TV Legislativa e novos sistemas de telefonia. Protocolo, Recepção, Comunicação, Diretoria Legislativa, Cerimonial, Comissões, Gabinetes e Copa foram revitalizados dentro de um padrão arrojado com mobílias planejadas, cadeiras e novos computadores.

O setor de informática foi modernizado. A sala ganhou novos equipamentos que possibilitam aos técnicos condições de acompanhar todo o funcionamento do Legislativo. Além disso, conta com servidores modernos e com software atualizado para atender a Assembleia.

Para os portadores de deficiência física, além de banheiros com acessibilidade, foi instalado um elevador para facilitar a mobilidade dentro do prédio, piso tátil e espaço reservado no plenário da Casa. Para atender a demanda, foram construídos 23 conjuntos sanitários, sendo 19 para uso geral, e quatro para pessoas com deficiência.

Para comportar todas as modificações planejadas, os engenheiros desenvolveram um sistema elétrico com cabeamento, tomadas, iluminação, ampliação da rede de distribuição urbana, subestação trifásica de 750KVA, que conta ainda com grupo de gerador de 180KVA e rede de estabilização para o atendimento aos computadores do prédio, por meio de dois nobreaks, um de 20KVA e outro de 100KVA, com bancos de baterias.

Foi desenvolvido, também, um sistema de combate a incêndio, com hidrante subterrâneo, 6 caixas com duas mangueiras com 15cm, cada; 6 alarmes sonoros, com acionamento manual, uma porta de saída de emergência, 16 extintores de incêndio, 146 iluminarias de emergência e duas bombas de recalque de água de 6CV, cada. Foram instalados dois para-raios, para a proteção contra descarga elétrica.

Com informações do jornalista Everlando Mathias

Macapá, 21 de Setembro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD