Desembargador-presidente João Lages e deputada Aline Gurgel são moderadores no I Painel do Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Norte

MEDIPAINEINFANCIA (1).jpgCom o tema “As diferentes infâncias, suas famílias e comunidades”, teve início o I Painel do Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Norte, na tarde de quinta-feira (19/09), no contexto da programação do Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Norte, em Manaus (AM). O painel foi moderado pelo desembargador-presidente do TJAP, João Lages, e pela deputada federal Aline Gurgel, coordenadora da Amazônia da Frente Parlamentar para a Primeira Infância.

 MEDIPAINEINFANCIA (2).jpgA primeira abordagem foi feita pela coordenadora do Unicef para a Amazônia, Anioly Sanibra, que destacou o subtema “Cenário das Diferentes Infâncias no Brasil – avanços e desafios. De acordo com a palestrante, a região norte está entre as mais vulneráveis para as crianças de 0 a 6 anos. “Primeira Infância tem três fases cruciais. Aquela que começa no momento em que a mãe recebe a notícia de que está grávida, até o nascimento do bebê; a segunda, que vai do nascimento aos 3 anos; e a terceira que vai dos 3 aos 6 anos. Todas muito importantes para a formação do ser humano”, enfatizou.

MEDIPAINEINFANCIA (7).jpgAbordando o subtema “Paternidade e cuidados – O papel do pai no desenvolvimento infantil”, o presidente do Promundo, organização não-governamental que atua em diversos países do mundo em defesa da igualdade de gênero e da infância. “O homem precisa repensar o seu papel de cuidador e na família”, disse, mostrando dados relevantes que mostram que a presença afetiva do pai é determinante para a formação do caráter e da segurança emocional dos filhos.

“Interculturalidade e primeira (s) infância (s) – perspectiva para o atendimento e a participação de povos e comunidades tradicionais da Amazônia”, foi o subtema abordado pelo professor da Universidade Federal do Amapá (UFPA), Assis de Costa Oliveira. O pesquisador disse que das 28 categorias étnicas reconhecidas pelo estado brasileiro, 80% estão na Amazônia. No entanto, a cidade com maior número de indígenas morando em ambiente urbano é São Paulo, com 12 mil índios. “Isso mostra que compreender a diversidade étnica do Brasil, e a dinâmica da primeira infância em cada uma delas é necessário para a elaboração de políticas públicas diferenciadas, contextualizadas”, afirmou o palestrante.

MEDIPAINEINFANCIA (4).jpgO Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Norte é um evento organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que objetiva sensibilizar os profissionais do Sistema de Justiça e parceiros sobre a importância do Marco Legal da Primeira Infância, fomentando a implementação da prioridade absoluta prevista no art. 227 da Constituição Federal.

Macapá, 20 de setembro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD