Projeto Liberdade e Cidadania de iniciativa do TJAP e PMM será ampliado com a inclusão de reeducandos em programas sociais

ampliacaoliberdadecidada (1).jpgNo início da manhã desta sexta-feira (06/09), o juiz da Vara de Execuções Penais de Macapá (VEP), João Matos Junior, recebeu a equipe da Prefeitura de Macapá, para debater a ampliação do projeto “Liberdade e Cidadania”, que há mais de 15 anos ressocializa egressos do sistema prisional por meio de oportunidades de trabalho no município e pagamento de bolsa às famílias.

ampliacaoliberdadecidada (10).jpg“O projeto Liberdade e Cidadania já é muito exitoso. O que estamos propondo à Prefeitura agora é a ampliação da prática, com mais ações de capacitação para o mercado de trabalho, inclusão em programas sociais, assistência às famílias e oportunidades de acesso a projetos de esporte e cultura”, disse o magistrado.

 

ampliacaoliberdadecidada (7).jpgA secretária municipal de assistência social e trabalho, Mônica Dias, explicou que uma das ações de ampliação será a “inclusão dos apenados que participam do Liberdade e Cidadania no Cadastro Único da Assistência Social, para que possam acessar, junto com suas famílias, os programas assistenciais do governo federal, como Bolsa família e Minha Casa Minha Vida, entre outros.

 

ampliacaoliberdadecidada (11).jpgO secretário de gabinete da Prefeitura de Macapá, Sérgio Lemos, falou que a parceria já vem dando certo e citou como exemplo a participação de 71 egressos no projeto Florescer, que encerrou na última quarta-feira (04/09), por meio do qual foram oferecidos diversos cursos em cooperação com o SENAI, como pedreiro, carpinteiro, panificação, confeitaria, entre outros. “É fruto de um convênio entre a SEMAST e o SENAI no valor de R$ 90 mil”, enfatizou o secretário.

Atualmente o projeto Liberdade e Cidadania integra 160 pessoas em cumprimento de pena. Mas, segundo o secretário Sérgio Lemos, a intenção é alcançar 200 em 2020. Para Mônica Dias “como fruto da reunião de hoje, a SEMAST buscará identificar a situação familiar dos atendidos pelo programa, para fortalecer esses vínculos por meio dos centros de referência em assistência social (CRAS)”. O esforço visa proporcionar ao egresso maior amparo no retorno à sociedade, evitando a reincidência nas práticas ilícitas.

- Macapá, 06 de Setembro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD