Início do segundo ciclo e treinamento do programa Gestão por Competências do TJAP
“Todo bom desempenho começa com objetivos claros”, a frase do escritor americano Klen Blanchard abriu a reunião do segundo ciclo anual de Avaliação de Desempenho por Competências, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 06 de setembro. Um encontro para esclarecer aos gestores do TJAP sobre o calendário de atividades executadas pela Seção de Avaliação e Desenvolvimento de Competências, vinculada ao Departamento de Gestão de Pessoas, no intuito de expandir a eficiência e eficácia da gestão por competências no sistema de Justiça.
No primeiro ciclo, foram avaliados o total de 1.313 servidores. Essa avaliação apresentou dados sobre o desempenho dos servidores nas competências comportamentais, técnicas e responsabilidade, os quais foram objetos dos Planos de Desenvolvimento Individual (PDI), a última etapa de cada ciclo avaliativo. A próxima avaliação ocorrerá de 1º de novembro a 18 de dezembro de 2019. Neste momento, os gestores estão sendo orientados e direcionados aos procedimentos que deverão realizar, posteriormente, a fim de preencher um formulário online contendo as atribuições/competências nas funções exercidas pelos servidores.
Aldenise Borges, atual responsável pela Seção de Avaliação e Desenvolvimento de Competências e ministrante na reunião, explica que nesta primeira etapa que inaugura o ciclo, cabe ao gestor realizar o empenho das atividades a ser executadas pela equipe, visando prevenir eventuais distorções entre expectativas de servidores e gestores, bem como atuar na melhoria das relações de trabalho. A partir dos ajustes necessários às funções desempenhadas, uma nova avaliação será aplicada aos servidores.
Os participantes presentes destacaram a importância da avaliação por competências na retomada da atuação vocacional dos Juizados, por exemplo: ‘atender ao público’. A primeira etapa, portanto, irá garantir uma descrição de função atualizada, considerando a vocação de cada unidade, um ato considerado conquista para o Judiciário no Amapá, pelos serventuários presentes.
Aldenise Borges afirma que esta ferramenta já é destaque em outros tribunais do país. “No TJRO, por exemplo, esta ferramenta funciona como um parâmetro para promoção, progressão, e até mesmo, subsidiarimente, ao estágio probatório. Uma atualização no serviço público, estratégia já efetivada no serviço privado”, pontuou.
- Macapá, 06 de Setembro de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 06 Setembro 2019 14:20