TJAP e GEA assinam Termo de Cooperação de cessão do Centro Social Asa Aberta para instalação da primeira APAC do Amapá

assinatermoapac (1).jpgO Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador João Lages, assinou Termo de Cooperação com o Governo do Estado, para destinação do prédio onde outrora funcionou o Centro Social Asa Aberta, no bairro Pacoval, para a instalação da primeira unidade da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) do Amapá. “É um marco muito importante, que tem reflexo no sistema penitenciário e, consequentemente, na humanização do cumprimento da pena e no cumprimento da Constituição Federal em relação à Execução Penal”, disse o desembargador-presidente.

assinatermoapac (6).jpg“É uma forma de reinserir o reeducando na sociedade, com possibilidade quase zero de reincidência no crime. O espaço gentilmente cedido pelo governo do estado vai acolher essa primeira unidade de reintegração de condenados, amenizando o estado de inconstitucionalidade que é o sistema carcerário. Um preso custa mensalmente para o estado em torno de R$ 2.500,00; na APAC reduzimos esse custo para R$ 150,00”, destacou o desembargador-presidente.

assinatermoapac (7).jpg

O Termo também foi assinado pela secretária de mobilização social do estado, Albanize Colares, representando o governador Waldez Góes, e secretária de estado da administração, Suelem Amoras Távora, na presença do juiz João Matos Junior, titular da Vara de Execução Penal de Macapá e da presidente da APAC Macapá, Eliana Aranha.

Para Albanize Colares “será uma reconstrução dos laços desses apenados, junto à sociedade e às suas famílias, para mudar a vida dessas pessoas, o que todos almejam”.

assinatermoapac (8).jpgUm sonho que dura mais de 20 anos começa a se tornar realidade. O juiz João Matos Junior, entusiasta do modelo APAC de ressocialização, ressaltou o “olhar de recuperação do homem e de menor custo social e financeiro que a APAC representa”. Destacou também que a iniciativa “contribui para redução da criminalidade e proteção da sociedade”. Agradeceu ao desembargador João Lages pelo “acolhimento do método APAC como política pública do Poder Judiciário".

assinatermoapac (9).jpg

A presidente da APAC Macapá, Eliana Aranha, explicou que o método funciona há mais de 40 anos no Brasil, a partir de 12 princípios que incluem espiritualização, escolaridade, trabalho e participação da comunidade. “A rotina de um apenado na APAC começa às 06 horas da manhã, quando ele acorda, limpa e arruma a própria cela. Após o café-da-manhã ele participa de um momento de espiritualização, que é ecumênico cristão, e em seguida inicia a rotina de trabalho e estudo, que só se encerra às 22 horas, quando as celas são novamente fechadas”, relatou.

 

assinatermoapac (5).jpgA unidade APAC Macapá iniciará com 20 internos, podendo este número ser expandido para até 200. “Vamos começar com poucas pessoas para consolidar o método com segurança, e depois ampliaremos”, explicou Maria Acirene Araújo, a “irmã Acirene”, como é conhecida pelos detentos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN), onde realiza trabalho voluntário há 35 anos. Ela integra o movimento APAC desde seus primeiros encontros no Amapá, há 20 anos.

Até o final deste ano, o prédio do Centro Social Asa Aberta passará por reformas e adaptações, que incluem elementos de segurança como um muro de quatro metros e celas, para abrigar os 20 primeiros reeducandos da unidade APAC Macapá. Enquanto a reforma acontece, a equipe de voluntários, juntamente com a Vara de Execuções Penais e parceiros, buscam e treinam novos voluntários, bem como providenciam a estrutura material para o funcionamento. A expectativa é que até dezembro a unidade esteja em pleno funcionamento.

Macapá, 06 de Setembro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD