Sessão Solene em homenagem ao Desembargador Mário Gurtyev
-Macapá, 19 de junho de 2013
Uma Sessão onde a emoção falou mais alto. O Plenário do TJAP lotado foi uma demonstração do respeito, admiração e amizade que magistrados, autoridades federais, estaduais e municipais, servidores, familiares e amigos têm pelo magistrado, que por ocasião de sua aposentadoria deixa o Tribunal de Justiça. (VISUALIZAR FOTOS)
Na abertura da Sessão, o Presidente da Instituição Desembargador Luiz Carlos disse que a despedida sem qualquer dúvida é uma ruptura, é uma mudança que carrega certa dose de emotividade. “Em nossa Corte, hoje é dia de despedida. É dia de ruptura, porém não de rompimento de amizade, de consideração e de respeito. Esses sentimentos permanecem entre quem se despede e quem fica. Mas é dia de início de ausência”, ressaltou o Presidente.
(CLIQUE AQUI E CONFIRA NA ÍNTEGRA O DISCURSO DE HOMENAGEM)
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, ressaltou que o Poder Judiciário tem um papel fundamental de fazer a mediação entre diversos interesses e conflitos que acontecem dentro da sociedade. “Tive o prazer e a alegria de dividir a condução do Estado com o Desembargador Mário na chefia do Poder Judiciário durante os dois primeiros anos do nosso governo e trabalhar com ele foi um grande aprendizado de uma construção democrática. Pois democracia é a gente discordar, mas se respeitar perante as divergências".
O Desembargador Carmo Antônio fez a entrega da placa de homenagem que representa um reconhecimento pela prestimosa, honrosa e triunfante passagem do Desembargador Mário Gurtyev pelo Poder Judiciário da União e Estadual do país. A placa apresentou os seguintes dizeres: “Desembargador Mário! Mérito, é a honra que te conferimos nesta augusta ocasião. Ávido por superações, abateram-se os obstáculos ante a fúria de tua motivação. Respeitável guardião de princípios, marcante é teu zelo extremado na administração. Incansável na brilhante missão de fazer do julgamento algo menos doloroso. Ombreado aos ícones da magistratura, receba os louros da vitória, galardão do homem valoroso”.
O advogado Maurício Pereira, representando a OAB, também prestou homenagem ao magistrado. Em seu pronunciamento, ele destacou que a advocacia olha para o ontem e enxerga que há 25 anos o Desembargador Mário chegou ao Estado e há 22 exerce o Desembargo na Egrégia Corte. “Durante este longo período Vossa Excelência ocupou cargos de gestão neste Poder e mesmo também na condição de membro desta Corte ajudou com o seu dinamismo e pungência a construir um dos Poderes Judiciários mais qualificados, estruturados e modernizados deste país. Vossa Excelência contribuiu com sua ética e honestidade na construção de uma das Justiças mais céleres do Brasil”.
A cada homenagem era difícil segurar as lágrimas. E foi com muita emoção, que o Desembargador Mário Gurtyev iniciou a leitura do seu discurso de despedida. Ele relembrou que tudo começou no dia 04 de abril de 1984, quando ingressou na carreira da magistratura do Distrito Federal, ao tomar posse no cargo de Juiz de Direito Substituto. Em 1987 foi designado para prestar auxílio na Justiça do extinto Território Federal do Amapá. E em 1991 foi nomeado Desembargador. Em mais de duas décadas de atuação na magistratura do Estado não faltaram desafios e realizações. “Portanto, após esses vinte e dois anos de tantas realizações para as quais sempre contribuí, hoje, ao abandonar a toga e deixar o cajado para meu sucessor, o faço deveras emocionado e com a convicção de que, a todo o momento sempre procurei-me desincubir da tarefa que me foi confiada”.
(CLIQUE AQUI E CONFIRA NA ÍNTEGRA O DISCURSO DE DESPEDIDA)
Para encerrar as homenagens, o Coral do Tribunal de Justiça do Amapá, que foi criado em 1995 na primeira gestão do Desembargador Mário Gurtyev, apresentou as canções “trenzinho caipira e amigos para sempre”. O momento foi de pura emoção. E embalados pelas canções autoridades, familiares e amigos cumprimentaram o desembargador.
O menino nordestino que iniciou carreira no Judiciário como oficial de Justiça e chegou ao cargo de Desembargador-Presidente do Judiciário amapaense, eleito duas vezes (1995 e 2011) e tendo assumido interinamente a Presidência em substituição ao Desembargador Edinardo Souza, que se afastou por motivo de saúde (em 2003 ), deixa o Tribunal de Justiça neste 19 por ocasião de sua aposentadoria.
Texto: Bernadeth Farias
Assessora de Comunicação Social
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
- Detalhes
- Criado: Quarta, 19 Junho 2013 13:27