Iapen recebe ação mensal da Justiça do Amapá com regularização documental de presos, reconhecimento de paternidade biológica e orientação judicial

IAPEN30AGOS (1).jpgO Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), recebeu a equipe do programa “Eu Existo: Registro Legal para o Preso”, do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), nesta sexta-feira (30/08). Promovido pelo Núcleo Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJAP) e pela Casa de Justiça e Cidadania, com apoio da equipe do programa “Pai Presente”, a ação promove uma retomada da dignidade e cidadania dos internos, visando sua reinserção social ao final da pena.

IAPEN30AGOS (13).jpgAlém dos programas já citados, a Justiça do Amapá também leva parceiros como o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Estácio do Amapá/FAMAP. A coordenadora do NPJ, professora Ester Almeida, explica que a orientação jurídica é uma oportunidade fundamental de aprendizado, mas também um serviço de atenção social necessário aos apenados.

“Esta é apenas mais uma das muitas ações que compartilhamos com a Justiça do Amapá e sempre percebemos a importância do serviço que prestamos para este público encarcerado, não só para aprimorar o andamento de processos, mas também para encaminhar suas solicitações por oportunidades de trabalho e estudo aqui mesmo no Iapen”, relatou a professora.

A acadêmica do 8º semestre de Direito Larissa Hemely dos Santos (22), disse que “a experiência é enriquecedora para o crescimento técnico e acadêmico, pois muita coisa que os alunos veem em sala não encontram na prática depois de formados”, explicou. “Podemos contribuir com pessoas que realmente precisam de ajuda, seja para verificar o momento certo de fazer uma determinada petição ou consultar um andamento processual”, destacou.

IAPEN30AGOS (12).jpgO coordenador estadual do Programa “Justiça, Presente”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rogério Guedes, elogiou a iniciativa. “Minha primeira impressão é muito positiva, pois é uma atividade protagonizada pelo TJAP com outros parceiros que tem uma ligação com um dos eixos do nosso programa. Viemos conhecer para eventualmente melhorar ou fortalecer essas ações”, declarou.

IAPEN30AGOS (6).jpgO detento Jonatan de Oliveira Aviz (26), elogiou o programa e a aproximação que ele promove, especialmente por meio do Pai Presente, ao reconhecer a paternidade da filha. “Minha filha nasceu há três meses e minha mulher deu entrada no Pai Presente para fazer o registro dela com meu nome, e poder me visitar para eu participar da vida dela mesmo enquanto estou aqui”, explicou.

IAPEN30AGOS (16).jpgA desembargadora Sueli Pini, que coordena a Casa de Justiça e Cidadania, disse que “há 15 anos iniciou o trabalho junto à clientela do Iapen, especialmente quanto ao Registro de Nascimento, mas era um processo de logística oneroso e complicado, que não dava vazão à demanda”. A partir daí foi desenvolvido o programa “Eu Existo: Registro Legal para o Preso”, que passou a enviar equipes para o Iapen toda última sexta-feira de cada mês.

“Hoje sabemos que somos um Sistema de Justiça e Prisional com a maior proporção de documentação civil regularizada dentro da comunidade carcerária, um dado importante e gratificante”, garantiu a desembargadora.

- Macapá, 30 de agosto de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD