Programa Pequenos Juízes na Corte leva 30 crianças ao Fórum de Macapá para conhecer a estrutura e rotinas do Poder Judiciário

JUIZESMIRINSFORUM2019 (1).jpgO Programa Pequenos Juízes na Corte, do Tribunal de Justiça do Amapá, levou 30 crianças do Colégio Estação ao Fórum Desembargador Leal de Mira, sede da Comarca de Macapá, nesta quinta-feira (29). Sob a coordenação da servidora do Judiciário Euzinete Bentes, responsável pelo programa de Mediação Escolar e Social do TJAP,  a atividade foi planejada com muito carinho para que as crianças conhecessem varas, juizados, plenários, e ainda participassem de momentos lúdicos como esquetes sobre trânsito seguro e respeito às diferenças; além de entoarem canções com o servidor Paulo Tarso e participarem de contação de histórias com a servidora Lu de Oliveira. (ACESSE A GALERIA DE FOTOS)

JUIZESMIRINSFORUM2019 (79).jpgA visita iniciou pelo Juizado da Infância e Juventude - Área Cível e Administrativa, com a juíza Stella Ramos; em seguida na 1ª Vara do Tribunal do Júri, com o juiz Luiz Nazareno Hausseler, onde também conversaram com a vice-presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini; depois eles seguiram para a 5ª Vara Criminal, com o juiz Matias Pires Neto; visitaram ainda a 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões, com o juiz Marcus Quintas e também foram recebidos pela juíza Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes, titular da 1ª Vara Cível e de Fazenda Pública.

JUIZESMIRINSFORUM2019 (12).jpgA juíza Stella Ramos foi a primeira a receber as crianças e explicou que a função do Judiciário é ajudar o cidadão. “Deixei bem claro que eles têm aqui um juiz e uma equipe dispostos a proteger os direitos e necessidades de cada um deles”, registrou. “Foi uma experiência muito bonita, é a primeira vez que o Fórum recebe essa visita, que já ocorre no Tribunal, e tirar meia hora de nossa manhã faz a nós e a eles um grande bem”, concluiu.

JUIZESMIRINSFORUM2019 (33).jpgO juiz Nazareno Hausseler relatou que a experiência foi muito intensa e emocionante. “Foi a primeira vez que recebi essas crianças, e ver seu desejo de conhecer o nosso trabalho, só nos faz querer ajudar a estimular a sede de conhecimento e, eventualmente formar sua ideia do que fazer no futuro”, declarou.

A desembargadora Sueli Pini, vice-presidente do TJAP, explicou que o Poder Judiciário iniciou este programa em 2016, buscando preencher uma lacuna. “Já tínhamos programas de estágio de nível superior e programa de bolsas de nível médio, mas sentíamos falta de tocar esse público de 06 a 12 anos”, relatou, acrescentando que “cada criança, ao final, recebe um certificado e uma pequena cartilha com uma relação de direitos e deveres fundamentais para que seja um cidadão responsável”.JUIZESMIRINSFORUM2019 (37).jpg

JUIZESMIRINSFORUM2019 (48).jpgA pedagoga que liderou a excursão, Franceline Aires, disse que “a experiência é edificante e enriquecedora para cada criança, não apenas na formação ética, de conhecer direitos e obrigações que todo cidadão tem, mas também para despertar o interesse e o sonho com profissões futuras”.

Rauliane Oliveira Sousa, professora de ciências sociais, ressaltou a convergência dos conteúdos e lições passados durante a excursão. “Essa visita se encaixou perfeitamente com nosso conteúdo e tudo vai contribuir com a formação de cada um deles no papel de cidadãos responsáveis”, garantiu.

JUIZESMIRINSFORUM2019 (72).jpgAs estudantes Ana Luíza Carvalho e Alanis Cristine de Brito, ambas com 10 anos, elogiaram a experiência. “É muito interessante conhecer o trabalho e a rotina de juízes, advogados e promotores, e acho que pode ajudar muitas crianças a escolherem uma profissão um dia”, disse Ana Luíza.

JUIZESMIRINSFORUM2019 (23).jpgAlanis tem planos de atuar como advogada e já folheia livros de Direito de sua tia defensora pública. “Essa visita foi muito legal, principalmente para mim que tenho o sonho de seguir esta carreira”, afirmou.

JUIZESMIRINSFORUM2019 (149).jpgO sargento Elimilson Brito Lacerda, Bombeiro Militar, foi buscar o filho João Gabriel (10) ao final da manhã. Registrou que aprova a parceria da escola com a Justiça e espera que outras instituições sigam o exemplo.

“Acho essa iniciativa muito importante, pois desperta as crianças ainda na pouca idade e apresenta o sistema de Justiça e Segurança Pública, por exemplo, coisa que tem muito adulto que não conhece. Esta criança tende a ser um cidadão mais consciente e preocupado em cumprir e fiscalizar os direitos e deveres de todos ao seu redor”, aferiu.

JUIZESMIRINSFORUM2019 (29).jpgJoão Gabriel garantiu ter gostado muito. “Eu já sonhava em ser advogado, e hoje foi muito bom ter mais este incentivo e aprendizado. Teve palestra, foto e bati até o martelo do juiz”, destacou.

 

- Macapá, 30 de Agosto de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD