Programa Pequenos Juízes na Corte leva 30 crianças ao Fórum de Macapá para conhecer a estrutura e rotinas do Poder Judiciário
O Programa Pequenos Juízes na Corte, do Tribunal de Justiça do Amapá, levou 30 crianças do Colégio Estação ao Fórum Desembargador Leal de Mira, sede da Comarca de Macapá, nesta quinta-feira (29). Sob a coordenação da servidora do Judiciário Euzinete Bentes, responsável pelo programa de Mediação Escolar e Social do TJAP, a atividade foi planejada com muito carinho para que as crianças conhecessem varas, juizados, plenários, e ainda participassem de momentos lúdicos como esquetes sobre trânsito seguro e respeito às diferenças; além de entoarem canções com o servidor Paulo Tarso e participarem de contação de histórias com a servidora Lu de Oliveira. (ACESSE A GALERIA DE FOTOS)
A visita iniciou pelo Juizado da Infância e Juventude - Área Cível e Administrativa, com a juíza Stella Ramos; em seguida na 1ª Vara do Tribunal do Júri, com o juiz Luiz Nazareno Hausseler, onde também conversaram com a vice-presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini; depois eles seguiram para a 5ª Vara Criminal, com o juiz Matias Pires Neto; visitaram ainda a 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões, com o juiz Marcus Quintas e também foram recebidos pela juíza Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes, titular da 1ª Vara Cível e de Fazenda Pública.
A juíza Stella Ramos foi a primeira a receber as crianças e explicou que a função do Judiciário é ajudar o cidadão. “Deixei bem claro que eles têm aqui um juiz e uma equipe dispostos a proteger os direitos e necessidades de cada um deles”, registrou. “Foi uma experiência muito bonita, é a primeira vez que o Fórum recebe essa visita, que já ocorre no Tribunal, e tirar meia hora de nossa manhã faz a nós e a eles um grande bem”, concluiu.
O juiz Nazareno Hausseler relatou que a experiência foi muito intensa e emocionante. “Foi a primeira vez que recebi essas crianças, e ver seu desejo de conhecer o nosso trabalho, só nos faz querer ajudar a estimular a sede de conhecimento e, eventualmente formar sua ideia do que fazer no futuro”, declarou.
A desembargadora Sueli Pini, vice-presidente do TJAP, explicou que o Poder Judiciário iniciou este programa em 2016, buscando preencher uma lacuna. “Já tínhamos programas de estágio de nível superior e programa de bolsas de nível médio, mas sentíamos falta de tocar esse público de 06 a 12 anos”, relatou, acrescentando que “cada criança, ao final, recebe um certificado e uma pequena cartilha com uma relação de direitos e deveres fundamentais para que seja um cidadão responsável”.
A pedagoga que liderou a excursão, Franceline Aires, disse que “a experiência é edificante e enriquecedora para cada criança, não apenas na formação ética, de conhecer direitos e obrigações que todo cidadão tem, mas também para despertar o interesse e o sonho com profissões futuras”.
Rauliane Oliveira Sousa, professora de ciências sociais, ressaltou a convergência dos conteúdos e lições passados durante a excursão. “Essa visita se encaixou perfeitamente com nosso conteúdo e tudo vai contribuir com a formação de cada um deles no papel de cidadãos responsáveis”, garantiu.
As estudantes Ana Luíza Carvalho e Alanis Cristine de Brito, ambas com 10 anos, elogiaram a experiência. “É muito interessante conhecer o trabalho e a rotina de juízes, advogados e promotores, e acho que pode ajudar muitas crianças a escolherem uma profissão um dia”, disse Ana Luíza.
Alanis tem planos de atuar como advogada e já folheia livros de Direito de sua tia defensora pública. “Essa visita foi muito legal, principalmente para mim que tenho o sonho de seguir esta carreira”, afirmou.
O sargento Elimilson Brito Lacerda, Bombeiro Militar, foi buscar o filho João Gabriel (10) ao final da manhã. Registrou que aprova a parceria da escola com a Justiça e espera que outras instituições sigam o exemplo.
“Acho essa iniciativa muito importante, pois desperta as crianças ainda na pouca idade e apresenta o sistema de Justiça e Segurança Pública, por exemplo, coisa que tem muito adulto que não conhece. Esta criança tende a ser um cidadão mais consciente e preocupado em cumprir e fiscalizar os direitos e deveres de todos ao seu redor”, aferiu.
João Gabriel garantiu ter gostado muito. “Eu já sonhava em ser advogado, e hoje foi muito bom ter mais este incentivo e aprendizado. Teve palestra, foto e bati até o martelo do juiz”, destacou.
- Macapá, 30 de Agosto de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 29 Agosto 2019 16:44