Comarca de Santana realiza ação na Comunidade Quilombola São Tomé do Alto Pirativa

pirativaneide (1).jpgA Central de Conciliação da Comarca de Santana realizou círculos de diagnóstico na comunidade quilombola de São Tomé do Alto Pirativa, localizada nas proximidades do Rio Matapi. O objetivo foi dialogar com os moradores e verificar quais as dificuldades que enfrentam e, a partir daí, visualizar soluções.

pirativaneide (6).jpgA iniciativa surgiu a partir de denúncias encaminhadas pela Central de Proteção da Vara da Infância e Juventude, com isso ensejando a necessidade da visita à comunidade quilombola. A supervisora da Central de Conciliação, Neide Santos, evidencia a importância da realização dos círculos. “Nós detectamos várias situações para intervirmos com a conciliação, a mediação e os círculos restaurativos, e encontramos demandas para acionar os órgãos de políticas públicas do município e do estado", disse a servidora. 

 

Para a coordenadora, juíza Larissa Antunes Noronha, a presença da Central na comunidade quilombola utilizando as ferramentas das práticas circulares é uma forma de ouvir das próprias pessoas as dificuldades que eles têm, seus anseios, e juntos procurar encontrar soluções para eventuais conflitos e prevenir atritos futuros. "Essas práticas restaurativas têm sido muito importantes na construção desse diálogo, no resgate da autonomia dessas comunidades que, por serem distantes, carecem muito de um olhar especial do Poder Público". 

pirativaneide (9).jpgSônia Fernandes, facilitadora de círculos restaurativos, conta que ir até o local foi um desafio que proporcionou conhecer outra realidade. “Enuanto facilitadora, tenho certeza que fiz a minha parte e estou disposta a voltar a qualquer momento na comunidade do Alto Pirativa porque foi uma experiência única”, destacou.

pirativaneide (7).jpgA equipe do CEJUSC irá retornar à comunidade para fazer o atendimento das situações que foram relatadas pelos habitantes. Haverá a participação de órgãos da saúde, educação, assistência social e segurança pública para abordagem dos problemas expostos.

- Macapá, 26 de Agosto de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social

Com fotos e informações da Central de Conciliação de Santana

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD