Fórum de Macapá recebe alunos da Escola Estadual Raimunda Virgolino para visita e palestra
Na manhã desta sexta-feira (23/8), o Fórum de Macapá recebeu cerca de 80 alunos da Escola Estadual Raimunda Virgolino, para uma visita e palestra no órgão. A atividade faz parte do projeto “Profissões em ação: conhecer para escolher”, que tem como objetivo mostrar as variadas profissões presentes no mercado de trabalho, e incentivar os alunos em suas escolhas profissionais.
O projeto escolar faz parte de uma disciplina eletiva, e este semestre teve parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). A atividade teve início com a solicitação ao juiz Ernesto Collares, diretor do Fórum, que de imediato disponibilizou a oportunidade. O magistrado recebeu os alunos em seu gabinete para uma visita orientada, quando explicou como funcionam as audiências, e quais as competências de um juiz da 3ª Vara Cível.
“Esses jovens são os futuros cidadãos que estarão assumindo postos na sociedade”, afirmou, “e esse momento é de extrema importância para que eles possam ter uma noção de cidadania e de como funciona a casa do Judiciário”, complementou. “Queremos que eles obtenham esse conhecimento através do contato, para que seja mais um incentivo em suas futuras escolhas profissionais”, declarou o juiz.
Durante a programação, os alunos percorreram o Fórum conhecendo seus diversos setores, dentre eles o Plenário do Júri. Segundo a palestrante e servidora da casa, Régia Moura, “futuramente eles terão de escolher suas profissões, e agora terão uma noção do que é o Poder Judiciário, o que fazemos aqui e como funciona o bom atendimento ao jurisdicionado”, afirmou.
A professora de língua portuguesa Fádia Cristina Silva, responsável pelos alunos, conta que além de docente é também graduada em Direito e isso a motivou a apresentar os alunos ao mundo jurídico. Segundo a educadora, a maioria dos estudantes é de área periférica e a visita ao Fórum é um incentivo para muitos que sonham em seguir a carreira. “As informações que eles estão recebendo hoje vão ajudar a lapidar o desejo de futuramente estarem ocupando um lugar no Judiciário”.
Ronaldo Silva do Amaral, estudante da Escola Raimunda Virgolino, nutre desde cedo paixão pelo Direito. De acordo com o estudante, a oportunidade de estar conhecendo mais do Judiciário é única. “Hoje descobri muitas coisas novas, que me motivaram mais ainda a escolher a profissão que eu quero”, celebrou.
- Macapá, 23 de Agosto de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 23 Agosto 2019 10:22