Conheça a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude da Justiça do Amapá

infanciacoordenadoria (1).jpgA Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude da Justiça do Amapá (CEIJ/TJAP), que tem a frente o desembargador e decano Gilberto Pinheiro, é responsável por promover a articulação externa e interna na área da Infância e Juventude e assegurar os direitos dessas faixas etárias em todas as situações que se fazem necessário. Também está a cargo da CEIJ promover o aperfeiçoamento da estrutura e da atuação do Judiciário na área, por meio de projetos inovadores e capacitações, dando suporte aos magistrados, servidores e equipes multidisciplinares.

infanciacoordenadoria (2).jpgCriada com base na resolução Nº 94 de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a CEIJ/TJAP migrou da condição de órgão permanente de assessoria da presidência para Coordenadoria.

“Temos o papel de coordenar, discutir e orientar políticas judiciárias da Infância e Juventude. “Nosso principal foco é trabalhar com a sociedade, com as famílias e as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com todo o cuidado e procurando sempre as melhores alternativas”, disse o desembargador Gilberto Pinheiro.

infanciacoordenadoria (4).jpgA CEIJ/TJAP possui um disciplinamento próprio na estrutura do Tribunal, hoje sua equipe é composta de dois servidores administrativos, os técnicos Élcio Ferreira e Ladilson Moita, e conta também com o auxílio dos técnicos, colaboradores e servidores que atuam nos Juizados da Infância e Juventude.

De acordo com Ladilson Moita, a CEIJ/TJAP possui um diferencial das outras coordenadorias, que é o Fundo de Apoio aos Juizados da Infância e Juventude (FAJIJ). “É um fundo que destina uma porcentagem dos recursos da taxa judiciária para ações voltadas a área da infância”, explicou. “Permite que nós tenhamos uma flexibilidade maior, pois auxilia na articulação e realização das políticas voltadas para a área”, enfatizou.

infanciacoordenadoria (3).jpgA Coordenadoria de Infância e Juventude possui diversos projetos sociais, alguns de autoria do desembargador Gilberto Pinheiro, como o Projeto Pirralho. A ação também tem parceria com escolhinhas de futebol que buscam capacitar mais de 100 crianças e adolescentes no esporte. O projeto é financiado com recursos do FAJIJ.

Recentemente foi publicada a resolução Nº1321/2019, assinada pelo presidente do TJAP, desembargador João Lages, que designa uma comissão para administração do FAJIJ, no biênio de 2019/2021. A comissão é composta pelo desembargador Gilberto Pinheiro, pelo juiz Esclepíades de Oliveira Neto, titular do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá, pela juíza Larissa Noronha Antunes, titular da Vara da Infância e Juventude de Santana, e pelo diretor-geral do TJAP Alessandro Rilsoney Dias de Souza.

- Macapá, 26 de agosto de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD