TJAP e EJAP capacitam mais uma turma de magistrados e servidores em Gestão de Conflitos nas Organizações e Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Escola Judicial do Amapá (EJAP), deu início hoje ao curso Gestão de Conflitos nas Organizações e Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho. Com carga de 20 horas/aula e voltado para magistrados, gestores e servidores que lidam com gestão de pessoas, o curso tem como ministrante o pedagogo Erisevelton Silva Lima e tem como objetivo aplicar no cotidiano das organizações uma série de estratégias e técnicas preventivas da gestão de pessoas para a melhoria das relações interpessoais no local de trabalho. A capacitação prossegue até amanhã (21).
Mestre na área de gestão e políticas públicas e doutor em educação pela Universidade de Brasília (UnB), o pedagogo Erisevelton Silva Lima explica que o curso foi pensado em dois momentos, um de autoconhecimento e outro de aplicação de técnicas. “Nesse primeiro momento os participantes identificarão, em si mesmos, fragilidades e potenciais, pois só entendendo as próprias características podemos compreender melhor as do outro”, defendeu o professor.
“Já no segundo dia, trataremos das técnicas para lidar com o grupo e o papel do gestor, quando conduz uma equipe, tem que ser capaz de identificar fragilidades, mas também potencialidades e colocá-las a serviço do trabalho do setor que comanda”, continuou, acrescentando que “só com um profundo olhar sobre si mesmo é que um profissional tem capacidade de compreender melhor o outro”.
A juíza Marina Vidal, diretora do Fórum e titular da Vara Única da Comarca de Calçoene, participou do curso e elogiou a iniciativa. “Fiz um esforço para comparecer, pois esse tema é de grande importância para gestores em geral, mas, sobretudo para nós magistrados, que quando passamos no concurso e ingressamos na carreira achamos que nosso trabalho será somente a judicatura”, relatou a juíza, acrescentando que “no interior principalmente, onde devemos gerir um fórum, vários servidores e toda uma comarca, além de decidir e julgar”.
“Sem a capacitação e a consolidação desse conhecimento, que é interessantíssimo, acabamos agindo de forma intuitiva, o que nem sempre é exitoso”, concluiu a magistrada Marina Vidal.
Diego França, diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp) do TJAP, também participou do curso e defende sua importância para aprimorar as competências de gestores de qualquer área. “Lidar com pessoas é lidar com conflitos e quando os gestores conseguem lidar com conflitos e tratar internamente em suas áreas, estas situações deixam de chegar a nós no Degesp, pois podem ser tratadas bem no início, antes de ganhar gravidade”, considerou.
“Quando aprendemos a lidar melhor com os conflitos, aprimoramos até nossa qualidade de vida e ambiente de trabalho de forma geral, por isso, embora tenha vindo também para meu crescimento pessoal, espero poder captar ideias para aplicar de forma mais institucional e global, beneficiando todo o Tribunal”, complementou.
“A experiência é muito positiva, e hoje, ainda bem no início, utilizamos algumas ferramentas de autoconhecimento e isso possibilitou inclusive que alguns participantes se emocionassem, coisa que nem esperávamos que ocorresse, mas foi muito interessante”, concluiu o diretor do Degesp, Diego França.
- Macapá, 20 de agosto de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Terça, 20 Agosto 2019 10:58