Prevenção à Saúde: TJAP, AMAAP, SINJAP e UNIMED FAMA assinam Termo de Cooperação do projeto Rodadas de Bem-Estar

rodadasbemestartermo (1).JPGCom o objetivo de enfatizar o cuidado preventivo com a saúde de magistrados e servidores, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) assinou, na manhã desta terça-feira (13), termo de cooperação para contribuir com o projeto “Rodadas de Bem Estar”. O projeto, de iniciativa da Associação dos Magistrados do Amapá (AMAAP) com a Unimed-Fama, também conta com a cooperação do Sindicatos dos Serventuários (Sinjap) e Sindicato dos Oficiais de Justiça (Sindojus). Para saber mais sobre o projeto basta procurar o posto de atendimento no Fórum de Macapá.

rodadasbemestartermo (2).JPGConsiste em uma colaboração das instituições vinculadas no cruzamento informações e mapeamento da saúde física e emocional de servidores e magistrados, com o objetivo de traçar estratégias de prevenção. Segundo a presidente da AMAAP, juíza Elayne Cantuária, “a ideia surgiu a partir da Resolução 207/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário”.

“Ela tem uma dimensão mais humanista ao inserir a saúde preventiva também no âmbito mental e emocional. Inclusive, outros tribunais têm demonstrado, por meio de estatísticas, que os fatores de risco mental e emocional têm sido mais marcantes do que doenças laborais mais tradicionalmente reconhecidas, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER)”, registrou a magistrada.

O projeto foi inaugurado em formato piloto no último dia 15 de abril, juntamente com a reinauguração do Serviço Médico, posto que atende magistrados e servidores e fica localizado no Fórum de Macapá. “Lá já podemos, inclusive, adiantar exames de sangue e obter encaminhamentos para exames de imagem, e nosso médico também tem especialidade em nutrologia”, informou a juíza Elayne Cantuária.

rodadasbemestartermo (5).JPGO gerente da Unimed-Fama no Amapá, Dionever Pereira, ressaltou a importância do Serviço Médico se integrar com o plano de saúde, “pois essas informações serão fundamentais para produzir ações pontuais para cada demanda de saúde que reflita em um maior número de usuários”.

Ainda segundo Dionever, com base nas estatísticas já levantadas em termos de saúde em todo o Brasil, “o projeto deverá focar primeiramente na saúde mental, que pode repercutir em diversos outros problemas”, mas também abordará doenças como: hipertensão; diabetes mellitus II; câncer de próstata, mama e colo do útero e cardiopatias.

rodadasbemestartermo (9).JPGO desembargador-presidente João Lages enfatizou a importância do trabalho de prevenção e mesmo de mudança cultural, sugerindo que “utilizemos nossa infraestrutura de comunicação para tocar mais diretamente servidores e magistrados com esta mensagem de prevenção, pois muitas vezes a maioria de nós só procura um profissional ou serviço de saúde quando o problema já está instalado e já virou urgência”.

- Macapá, 13 de Agosto de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD