Presidente do TJAP registra importância do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

diaestadualfeminuc (1).jpgNo Amapá, a data de hoje (12/08) é marcada pelo Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador João Lages, enfatiza a data ressaltando o trabalho de toda a Rede de Proteção à Mulher, em especial a “Frente Parlamentar Estadual de Combate à Violência Doméstica e ao Feminicídio”, que tem como presidente a deputada Cristina Almeida, autora da Lei Estadual nº 2404, de 06 de julho de 2019, que instituiu a data. A Frente Parlamentar é composta ainda pelas deputadas Edna Auzier e Aldilene Souza.

diaestadualfeminuc (2).jpg“O trabalho que esta frente parlamentar realiza em nosso estado produz números que se evidenciam nas políticas de redução das estatísticas de violência doméstica, que têm diminuído no último período avaliado, conforme dados apresentados no Fórum Brasileiro de Segurança Pública”, reconheceu o desembargador.

 “O objetivo da Lei é garantir o apoio institucional, em diferentes instâncias do poder público, ao combate ao feminicídio e promover a mobilização da sociedade no enfrentamento à violência, sobretudo, a este tipo de crime”, explicou a deputada Cristina Almeida.

O magistrado ressaltou também a atuação dos Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, de Macapá e Santana, que vem atuando fortemente para dar prioridade e celeridade aos julgamentos de casos de feminicídio.

“Estamos sintonizados com as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas também cumprimos um desejo nosso de que a Justiça do Amapá esteja cada vez mais próxima das ações da Rede de Proteção à Mulher, que tanto realiza em favor das mulheres de nosso estado”, garantiu.

A data

Através da Lei Estadual nº 2404 de 06 de julho de 2019, foi instituído o dia 12 de agosto como dia estadual do combate ao Feminicídio por ter sido neste dia, em 2018, que a jovem cabo PM Emily Karine de Monteiro foi assassinada pelo ex-cônjuge Cássio Mangas, num crime que teve grande repercussão em todo o estado.

- Macapá, 12 de Agosto de 2019 –                           

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD