Plenário Virtual é apresentado em Sessão do Pleno Administrativo do TJAP para magistrados e servidores
Na manhã desta quarta-feira (07), durante a 780ª Sessão Ordinária do Pleno Administrativo do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), foi apresentado o novo sistema eletrônico de julgamentos do Judiciário, o Plenário Virtual, aos membros da Corte, magistrados e servidores. A ferramenta foi normatizada por meio da Resolução 1310/2019, aprovada durante a 774ª Sessão Administrativa, ocorrida em maio deste ano.
Para o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador João Lages, o dia 07 de agosto foi um dia muito importante para a Justiça Estadual. Nesta data ocorreu a primeira transmissão ao vivo de sessões judiciais e a apresentação do Plenário Virtual. “Sem dúvida é um momento muito especial para todo o Poder Judiciário, pois acreditamos que utilizando a tecnologia de informação poderemos otimizar a atividade jurisdicional”, ponderou.
De acordo com o juiz Paulo Madeira, auxiliar da presidência do TJAP, a elaboração do novo sistema foi priorizada nos últimos meses. “Colocamos esta demanda como uma das mais emergenciais, intensificando as análises junto ao presidente e sua equipe para que hoje pudéssemos apresentar oficialmente este novo mecanismo”, afirmou.
A apresentação foi conduzida pelo servidor do Departamento de Sistemas, Herbert Pimentel Ferreira, um dos integrantes da força tarefa responsável pelo desenvolvimento da ferramenta. Ele explicou que o sistema utiliza o Tucujuris Web e representa o fluxo desde o pedido de inclusão do processo na pauta até o julgamento, geração da pauta, e emissão de certidões que são geradas no processo.
“Incorporamos novas opções dentro do sistema Tucujuris Web, por exemplo, na opção do escaninho acrescentamos o botão ‘Incluir processo em Pauta Virtual’. Esta opção leva a uma nova ferramenta que sintetiza todas as ações que seriam feitas em um processo físico, como disponibilização do despacho, relatório, emissão de certificados digitais do despacho”, explicou.
Após a apresentação e contribuição dos demais desembargadores, serão realizados pequenos ajustes para que os julgamentos possam começar a ser efetivamente realizados por meio do Plenário Virtual.
A presidente da Associação de Magistrados do Amapá, juíza Elayne Cantuária, destacou a utilização da tecnologia como aliada do Poder Judiciário. “Existindo um Plenário Virtual e um Plenário Físico, com certeza haverá redução no tempo de duração dos processos, ou seja, é a inteligência artificial usada em favor da celeridade processual. Quem sai ganhando é a sociedade”, frisou a magistrada.
Sob a condução do presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador João Lages, a 780ª Sessão do Pleno Administrativo contou com a participação dos desembargadores Carmo Antônio de Souza, Agostino Silvério Junior, Sueli Pini, Carlos Tork e Rommel Araújo.
- Macapá, 07 de agosto de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 07 Agosto 2019 14:00