Palestra sobre Crimes Virtuais contra a Mulher, ministrada pela juíza Michelle Farias, integra comemoração dos 13 anos da Lei Maria da Penha

penhamichelle (1).jpgA participação da Justiça tem fortalecido cada vez mais as ações e medidas relacionadas ao combate à violência contra a mulher. Na manhã desta quarta-feira (7), a juíza Michelle Farias, titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher da Comarca de Santana, palestrou sobre o tema “Combate aos Crimes Virtuais contra Mulher”. A palestra ocorreu em ação promovida pela Prefeitura de Macapá, no auditório da OAB-AP, em comemoração aos 13 anos da Lei Maria da Penha. 

penhamichelle (3).jpgSegundo a magistrada Michelle Farias, os crimes virtuais contra a mulher aumentaram consideravelmente nos últimos dois anos, e os mais comuns são os crimes de pornografia e vingança, “são aqueles casos que o ex-companheiro terminou um relacionamento e não aceita isso, então divulga vídeos íntimos sem o consentimento da mulher, com a intenção de humilhar”, contou.

Segundo a juíza, muitos casos não chegam ao Judiciário, porque “as vitimas ainda têm muita vergonha, se culpam, acham que porque se deixaram fotografar e filmar, esse autor poderia divulgar”, explica, “você só está exercendo sua liberdade de expor seu corpo e a sua imagem quando manda uma foto ou vídeo, agora essa pessoa não pode usar sua imagem de uma forma que você não permitiu”, finaliza.

penhamichelle (5).jpgNesses casos, é importante que a vítima documente a ocorrência desse crime, e tenha o print ou fotografia, “e vá imediatamente à delegacia de defesa da mulher tomar as previdências necessárias para que esse crime não continue, para que essas publicações sejam retiradas do ar e que se puna o agressor”, frisou a magistrada.

Em 2018 foi publicada a Lei 13.772/18 que altera a Lei Maria da Penha para criminalizar, com pena de um a cinco anos, o registro e divulgação não consentida de mídia com cenas de nudez ou momentos íntimos e privados.

- Macapá, 07 de Agosto de 2019 -                                     

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD