Presidente do TJAP visita Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul e destaca os mais de 50 anos de contribuição da instituição
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador João Lages, e o chefe de gabinete da presidência do TJAP, Veridiano Colares, estiveram em visita institucional à Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS) em Porto Alegre, na quinta-feira (1º/8). Recebidos pela equipe da Escola, conheceram as instalações e foram convidados a visitar a turma em andamento do Curso de Instrutores de Círculos de Construção de Paz - Justiça Restaurativa, da qual a Servidora do TJAP Lucineide Santos participa, juntamente com representantes de diversos tribunais do país.
O Desembargador-Presidente João Lages ressaltou o desejo de estruturação da Escola Judicial do Amapá (EJAP) nos moldes da Escola gaúcha, e falou aos cursistas que a Justiça Restaurativa vem sendo implementada no Amapá, tendo a Comarca de Santana, em especial, ações e projetos com maior destaque e visibilidade. Disse que “o atual Sistema de Justiça não tem conseguido resolver a todas as questões de grande parte dos conflitos, necessitando dos métodos consensuais para auxiliar e cuidar da raiz dos problemas”.
A formação de magistrados do Rio Grande do Sul ocorre desde o ano de 1962, quando surgiu em Porto Alegre o Curso de Preparação para a Judicatura, embrião da Escola Superior da Magistratura. Por oito anos os professores lecionavam gratuitamente, apenas em 1970, começaram a ser remunerados. Em 1972, graças a um convênio firmado com a Faculdade de Direito da UFRGS, o curso oferecido aos magistrados passou a ser considerado de extensão universitária.
No ano de 1980, a diretoria da Ajuris discutiu o projeto do Desembargador Cristóvam Daiello Moreira para a criação de uma Escola Superior da Magistratura, que teve por base a Lei Orgânica da Magistratura, de 1979, especialmente o seu Artigo 87. A Escola foi reconhecida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) no dia 27 de outubro de 1980. “São 57 anos de história, o que faz da AJURIS uma referência para todo o país. Temos muito a aprender com esta experiência”, enfatizou o desembargador-presidente.
- Macapá, 02 de Agosto de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 02 Agosto 2019 09:15